domingo, 30 de dezembro de 2012

Coluna Tradição e Cultura Jornal A Semana de Alvorada / RS - 28.12.12

TRADIÇÃO E CULTURA
Alvorada – Capital da Solidariedade
 DESTAQUES TRADICIONALISTAS 2012

         Bueno! No dia 13 de dezembro, o galpão do CTG Sentinelas do Pago foi palco de uma concorrida Sessão Solene da Câmara de Vereadores, pois, foi realizada a sexta edição dos Destaques Tradicionalistas de Alvorada.
         As primeiras três sessões solenes (2007, 2008 e 2009) foram realizadas na própria Câmara. A partir de 2010, os tradicionalistas conseguiram trazer este evento para os galpões dos CTGs, fazendo com que em 2010 fosse no pioneiro do município, o CTG Campeiros do Sul. Em 2011 foi no primeiro CTG pós-emancipação política e administrativa da nossa cidade, o CTG Chilena de Prata. Os destaques tradicionalistas até o ano passado eram conhecidos em abril do ano seguinte. E esta sessão realizada no CTG Sentinelas do Pago é a primeira que premiou os destaques tradicionalistas dentro do ano em curso.
         Em relação aos Destaques Tradicionalistas de 2012, primeiramente foram agraciados com diploma de Honra ao Mérito os tradicionalistas escolhidos pelas próprias entidades tradicionalistas:
- Maiandra Gonzaga Nickel – CTG Bento Gonçalves da Silva
- Gerci Dutra da Costa a – CTG Amanhecer na Querência
- Marlise Mesquita Charão – CTG Amaranto Pereira
- Maria Isabel Soares – CTG Raça Gaúcha
- Cláudia Valéria E. Borges – CTG Tradição
- Karine Líbio – CTG Campeiros do Sul
- Jonas Borges Idalino (in memoriam) – CPF O Tempo e o Vento (diploma recebido pelos seus pais e padrinhos. Jonas faleceu após os festejos farroupilhas desse tano).
- Juliana Aparecida Correa – CTG Sentinelas do Pago
- Jaime Teixeira da Rosa – CTG Chilena de Prata
- André Bento Monticeli – Piquete Parceiros da Tradição
         A seguir foram agraciados com placas as personalidades e entidades que foram votadas pelos patrões dos CTGs em reuniões específicas da Subcoordenadoria local:
- Vereador Júlio Bala – Destaque Personalidade
- Valdemar Engroff – Destaque Mídia
- Piquete Parceiros da Tradição – Destaque Parceiro Tradicionalista
- CTG Campeiros do Sul – CTG Destaque
         Ressaltamos que a sessão foi presidida pelo Vereador Schumacher, que compôs a mesa dos trabalhos com o Subcoordenador Claudio Dipp, Sérgio Spier, que também foi o orador oficial, Jane Flores (Anita 2012), Ingrid Flores (Prenda Farroupilha 2012/13), Rubens Freitas (patrão do CTG Sentinelas do Pago) e o Vereador Júlio Bala.
         O fato a lamentar foi a ausência dos demais vereadores do nosso município, pois, sendo uma Sessão Solene da Câmara, mesmo sendo realizada num galpão de CTG da comunidade, contamos com a presença de apenas dois: Schumacher que presidiu a Sessão e Júlio Bala, um dos agraciados da noite.
         Por fim o vereador Schumacher sugeriu que a partir da sessão de 2013, seja realizado num sábado, seguido de um grande baile ou jantar. O evento é amparado por lei municipal, um projeto do então Vereador Professor Daniel, que visa valorizar o tradicionalismo da cidade.

60º CONGRESSO TRADICIONALISTA GAÚCHO

         Bueno! Mais uma vez a cidade de Santa Maria vai sediar o maior evento político e administrativo do Movimento Tradicionalista Gaúcho do nosso Estado: o 60º Congresso Tradicionalista, que vai tratar os rumos do Movimento para o ano de 2013 e também, com a eleição para presidente, onde, segundo se sabe, Erival Bertolini vai novamente colocar o seu nome à disposição, concorrendo à reeleição. O evento será nos dias 04 e 05 de janeiro de 2013, no Centro Esportivo Municipal, Rua Appel, n° 994, Bairro Nossa Senhora de Fátima. Informações pelo fone do MTG (51) 3223-5194.

CTG CHILENA DE PRATA

         Bueno! No próximo dia 05 de janeiro, no galpão do CTG Chilena de Prata, teremos o primeiro baile gaúcho de 2013 em nossa cidade. Será um grande jantar-baile de formatura de fandango no galpão do CTG Chilena de Prata, que terá a animação do Grupo Coração Gaúcho. Contatos pelo fone (51) 8473-4792 com Dario Gomes ou com o patrão Sérgio Spier pelo fone (51) 9307-3767. O CTG fica na Rua José do Patrocínio, 135, no Jardim Porto Alegre.
Valdemar Engroff
Telefone de casa: 3443.4125 – à noite 
Celular: 9966.5164

Nenhum comentário:

Postar um comentário