terça-feira, 12 de junho de 2012

Parabéns Valmir Gomes - Rio de Janeiro - RJ

Arte do próprio Valmir
Bueno! Nos pagos do Rio de Janeiro (RJ), um guri teve que fazer um trabalho escolar, onde a abordagem foi a cultura do Rio Grande do Sul. 

A partir deste trabalho, aflorou a paixão pela nossa cultura, mesmo num pago distante, de Valmir Gomes - o guri....

Valmir junto ao monumento do
pajador Jayme Caetano Braun

E um dia, em setembro, em 2010, ele pegou sua muchila, pegou um avião rumou à Porto Alegre. Veio conhecer a tradição gaúcha de perto. Se hospedou num hotel, fez amizades, de cara, com a gauchada do CTG Glaucus Saraiva e outros ilustres do tradicionalismo, como o Manoelito Savaris.

Voltou pro Rio de Janeiro, pegou suas ferramentas e construiu o seu primeiro sítio: www.ocariucho.blogspot.com

A nossa amizade e intercâmbio começaram a partir do momento que descobrimos este sitio do tal Cariucho e o Tradicionalismo.
Tomando um mate em S. José dos Campos/SP
Em seguida, como não nos conhecíamos pessoalmente, deu tudo certo e nos encontramos em São José dos Campos (SP), onde nós (eu e minha família) temos amigos feitos pela internet desde 2003. Eles são Os Pampeiros - conjunto musical gaúcho, capitaneado por Alzeneide Benck e Edu Vicente. Verdadeiros irmãos. Fomos pra lá (e o Valmir desceu do Rio de Janeiro) no dia 09 de abril de 2011, onde Os Pampeiros animaram um grande fandango no CTG Saudades da Querência.
Valmir, família Pamperos, Valdemar e Marilene, após o fandango em São José dos Campos - SP
E como o Valmir sempre quer mais, não contente com o seu sítio, construiu algo maior, uma verdadeira página gaúcha, lá nos pagos do Rio de Janeiro. E no dia 12 de junho de 2012, nasceu o novo Cariucho e o Tradicionalismo. E se tu ainda não conheces, abra as porteiras clicando em www.ocariucho.com.br.

Entre os chasques do Rio Grande, tu vais encontrar muitos chasques gaúchos lá do Rio de Janeiro. Lá tu verás por exemplo, o dançarino conhecido nacionalmente - Carlinhos de Jesus.... tomando um chimarrão.... basta abrir as porteiras e conferir.... http://www.ocariucho.com.br/?p=7636.  

Na Câmara de Vereadores de Alvorada -
homenageado
Em setembro de 2011, o Valmir novamente pegou sua muchila e rumou pro Rio Grande do Sul, onde, além de rever os amigos de Porto Alegre, conheceu novos amigos pelos galpões dos CTGs de Alvorada e o Acampamento Farroupilha de Cachoeirinha. E ainda foi homenageado na Câmara Municipal de Vereadores de Alvorada.

Aproveitamos para parabenizar o Valmir, um botafoguense roxo e um colorado quando fala do futebol dos pampas, pelas mais de 202.000 visitas, nestes dez meses em que este sítio novo está no mundo virtual.
Com a gauchada do CTG Amaranto Pereira, em Alvorada (2011)
A tradição gaúcha agradece a ti Valmir Gomes, pelo brilhante trabalho que fazes por ela, lá nos pagos do Rio de Janeiro (RJ).

Baita abraço

Valdemar Engroff - o gaúcho taura & família. Direto da casa verde, de Alvorada - RS!

2 comentários:

  1. Mas olha!!!!... Obrigado meu amigo... Não sei se o sítio O Cariúcho iria tão longe se não fossem estas loucuras citadas acimas, loucuras no bom sentido, pois assim, tive a oportunidade de conhecer está família maravilhosa. Tu sabe do que precisar, pode contar comigo.. Um abração.. Bjs pras gurias.. e fala pra Mari que telefone existe... :( kkkk :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Valmir. A sinceridade é uma das marcas de tod ogaúcho. E tem sinceridade neste chasque. Mais uma vez, a tradição agradece peloe trabalho que fazes.

      Excluir