domingo, 20 de março de 2011

Abrindo a Cancela deste Sítio

Bueno! Estamos chegando a galope, para colocar pra gauchada do mundo inteiro, este sítio, feito de tradição puramente gaúcha, onde estaremos enfocando em primeiro lugar, a tradição, a história e a cultura tradicionalista da minha querência - a cidade de Alvorada, localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre - a capital de todos os gaúchos e gaúchas.

De acordo com o sítio oficial da Prefeitura Municial de Alvorada - http://www.alvorada.rs.gov.br/, conheça um pouco esta cidade, que e´a miha querência:

"A cidade de Alvorada nasceu como Distrito de Viamão, com a denominação Passo do Feijó, através da lei nº216, de 22 de setembro de 1952.
Aprovada pela Câmara, a Lei foi promulgada e sancionada pelo então prefeito de Viamão, Tenente Coronel  Ponçalino Cardoso da Silva.
Em 17 de setembro de 1965, a Lei Estadual nº 5026, garantiu a emancipação política do Passo do Feijó, que passou a chamar-se Alvorada.
O nome sugerido por um integrante da Comissão Pró-Emancipação, teve inspiração em dois fatores: a alvorada do povo, que acorda às primeiras horas da manhã e parte para o trabalho, e o Palácio da Alvorada, o grande destaque na então nova capital do País, Brasília, inaugurada em 1960.
De lá para cá, muitas histórias foram escritas pelas mãos de cada cidadã e cada cidadão de Alvorada. Histórias de trabalho, de superação, de esperança e de solidariedade. Histórias de um povo que acorda cedo e vai trabalhar,histórias de uma gente guerreira, que não desiste de seus sonhos e, cada vez que é perguntado sobre suas origens, estufa o peito e diz com orgulho: -"Sou de Alvorada, a Capital da Solidariedade".
Muito situada no caminho do desenvolvimento e do progresso, Alvorada conta hoje com Programa de Planejamento Familiar - que é modelo para outras cidades no Brasil e no exterior, educação de turno integral, modernos Laboratórios de Informática em todas as escolas municipais, ampla estrutura para cultura e lazer no palco da praça central da Cidade, entre outras obras que trazem qualidade de vida para a população".

Aqui também estaremos enfocando, em um segundo plano, os chasques e notícias do tradicionalismo da 1ª Região Tradicionalista do Rio Grande do Sul, bem como do Estado do Rio Grande do Sul, do Brasil e até do Exterior!

Baita abraço

Dê o seu Oh de Casa! Pode te aprochegar pois o mate já está pronto!

Valdemar Engroff - o gaúcho taura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário