sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada (RS) - 12.01.24

 CTG SINUELO DA FEITORIA

No dia 13 de janeiro, teremos grande jantar-baile no CTG Sinuelo da Feitoria, com o Grupo Gaúchos de Fato e Grupo Eco do Pampa. Informações pelo fone wahts (51) 992.781.704. O CTG fica na Rua Zaaire, 200, bairro Feitoria, em São Leopoldo.

PIQUETE FUNDO DA GROTA

Neste domingo, dia 14 de janeiro, no galpão de eventos do Piquete Fundo da Grota, teremos pela primeira vez no palco para animar a grande domingueira, o Grupo Amanhecer Pampeano, a partir das 19h. Informações com o patrão Renato pelo fone waths (51) 984.384.106. O Piquete fica na Rua Anhanguera, 301, na Parada 40ª, nos pagos de Viamão.

CTG GILDO DE FREITAS

Vem aí a “quinta galponeira” no CTG Gildo de Freitas. Será no dia 18 de janeiro, a partir das 20h. Será o tradicional jantar e noite nativista tendo na animação Leandro Berlesi. No cardápio carreteiro e saladas diversas. Preço individual R$ 25,00O CTG fica na Av. Gamal Abdel Nasser, 340, no Parque dos Maias, em Porto Alegre.

 CTG RODA DE CHIMARRÃO

No dia 20 de janeiro, no CTG Roda de Chimarrão, teremos grande jantar-baile, tendo na animação os meus amigos do Grupo Barbicacho. No cardápio, sortido bifê de massas.  Informações com os instrutores Cleonir e Rosângela, da Academia de Danças Raízes do Pampa, pelos fones waths (51) 989.184.552 ou 993.630.830. O CTG fica na Av. Serraria, 1835, bairro Guarujá, em Porto Alegre.

CTG VALENTES DA TRADIÇÃO I

Também no dia 20 de janeiro, no CTG Valentes da Tradição, grande jantar-baile de verão, com o Grupo Gaúchos de Fato. No cardápio comida campeira. Informações pelo fone waths (51) 992.294.380. O CTG fica na Rua Francisco Pinto da Fontoura, 634, no bairro Sarandi, em Porto Alegre.

CTG POUSADA DA FIGUEIRA

Iniciou hoje, dia 05 de janeiro, no CTG Pousada da Figueira, curso básico de verão, com seguimento nas sextas-feiras, às 20h30. Inscrições até a terceira aula. Informações com os instrutores Cleonir e Rosângela, da Academia de Danças Raízes do Pampa pelos fones waths (51) 989.184.552 e / ou 993.630.830. O CTG fica na Estrada João de Oliveira Remião, 6791, Lomba do Pinheiro, Porto Alegre.

CTG VALENTES DA TRADIÇÃO II

Começou no dia 08 de janeiro, com seguimento nas segundas-feiras, o curso de fandango básico / avançado no CTG Valentes da Tradição, com a Academia de Danças Gaúchos de Fato (prof. Otávio). Informações pelo fone waths (51) 992.736.137. O CTG fica na Rua Francisco Pinto da Fontoura, 634, Sarandi, em Porto Alegre.

CTG ARMADA GRANDE

O CTG Armada Grande e a Academia de Danças Gaúchos de Fato (professor Otávio), te convidam para o curso de danças de fandango, no dia 18 de janeiro, com seguimento nas quintas-feiras. Informações pelo fone waths (51) 992.736.137. O CTG fica na Rua José Garibaldi, 6100, Passo do Vigário, em Viamão.

CALIFÓRNIA DA CANÇÃO NATIVA – O SÍMBOLO (parte 3/5)

A roda de carreta e o violão como símbolo que figura na logotipia desde a primeira edição, surge de um concurso de cartazes realizado pelo SETUR órgão da Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, organizado por Nilo Jacques, e que foi vencido pelo aluno de arquitetura da UFRGS Marcos Gigena.

A roda de carreta representa o passado, remonta os primórdios do transporte e da economia do estado rodavam sobre eixos de carreta. Porém mais do que um simbolismo do passado ou das raízes da formação cultural, a roda representa ao mesmo tempo movimento, lembrando que sempre foi a preocupação dos organizadores em dar ao festival um sentido de caminhada em direção ao futuro, perpetuando a valorização da cultura nativista.

O violão símbolo ímpar da musicalidade como instrumento básico do cancioneiro nativo, e cuja identidade está ligada à região do Pampa que transcende as fronteiras dos países platinos.

Em todas as edições da Califórnia, este logotipo acompanha as ilustrações de divulgação como marca única, como identidade do festival.

Pesquisa e edição: Cesar Tomazzini. Sítio Facebook https://www.facebook.com/cesartomazzini.liscano. Fonte: Califórnia da Canção Nativa, Colmar Duarte e José Édil de Lima Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário