sexta-feira, 13 de março de 2020

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada (RS) - 13.03.20


CTG Sentinelas do Pago
         O CTG Sentinelas do Pago boleia a perna e convida a gauchada de Alvorada e de toda esta terra em redor que chamamos de mundo, para participar amanhã, dia 14 de março, do grande fandango de posse da nova patronagem, que terá na animação o Grupo Rebenque. Contatos com o patrão Alex pelo fone (51) 984.357.113. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 2146, no bairro Maria Regina. 

No dia 27 de março, teremos uma palestra cultural no galpão com Lucas Oliveira e Hellen Teixeira – autores do tema anual do MTG “MTG, Sustentabilidade e as Novas Gerações”. E no dia 03 de abril (sexta-feira), o galpão vai estremecer com o grande fandango que será animado pelos Mateadores. A abertura será com o Grupo Charla Pampeana.

CTG Amanhecer na Querência

O CTG Amanhecer na Querência boleia a perna e convida a gauchada para o 2º Baile à Moda Antiga, que será realizado no dia 21 de março. Na animação teremos os meus amigos do Grupo Marca de Campo. Contatos com a patroa Shirley pelo fone (51) 991.387.443. O CTG fica na Rua Tramandaí, 76, no bairro Jardim Alvorada. 

         E no dia 12 de março, com seguimento nas quintas-feiras, teve início o curso gratuito de danças de fandango. Venha aprender a dançar com o Ricardo Amaral, pois as inscrições continuam abertas.

CPF O Tempo e o Vento

         Mais um evento cultural se aproxima no CPF O Tempo e o Vento. Será no dia 20 de março, uma importante palestra que será proferida pela 1ª Prenda Adulta da Primeira Região Tradicionalista Amanda Sochol. Informações a Alexandra pelo fone 989.495.001. A entidade fica na Rua São Vicente, 233, no Bairro Sumaré. 

         E não se esqueça que nas terças-feiras, temos com Rosana Araújo, a tradicional oficina de declamação, a partir das 20h.

CTG Raça Gaúcha

No dia 20 de março vai iniciar novo curso de danças de fandango na sede do CTG Raça Gaúcha, com os instrutores Luciano e Claudia. Venha se aperfeiçoar na arte da dança galponeira (vaneira, milonga, rancheira, bugiu, chamamé, chote, marcha, valsa e polonesi). O curso terá seguimento nas sextas-feiras. Informações com a patroa Jane pelo fone (51) 991.111.264; com a Tavane (51) 999.768.670 ou com o Luciano (51) 998.421.683. Endereço: Rua Aimoré, 266 (salão da capela) no bairro Maria Regina.

A 32ª Festa Campeira do RS será em Pelotas

         O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) levou, depois de muitos anos ser realizado em Gravataí, a 32º edição da Festa Campeira do RS (FECARS) para os pagos de Pelotas, onde será realizada pela primeira vez, nas dependências da Associação Rural, nos dias 20 e 21 de março próximos, onde as trinta regiões tradicionalistas do nosso Estado estarão representadas. Também, no dia 21 teremos no mesmo local, o 21º Seminário da Cultura Campeira.

“Mulheres da Minha Terra”       

          Vem aí o 18º Seminário da Mulher Gaúcha (mulheres da minha terra) na sede da Primeira Região Tradicionalista do RS (1ª RT), no dia 24 de março. Programação: 
às 20h – recepção e credenciamento; 
às 20h30min – roda de conversa com convidadas de honra; 
às 21h30min – homenagem “Mulheres da Minha Terra” e 
às 22h – entrega dos certificados. O evento é uma promoção do Departamento Cultural da 1ª RT e das prendas regionais da 1ª RT – Amanda Farias (1ª prenda); Ana Carolina Cabral (2ª prenda) e Lívia C. Schwarzbold (3ª prenda). Endereço: Rua Landel de Moura, 430, no bairro Tristeza, em Porto Alegre.

Valdemar Engroff

Nenhum comentário:

Postar um comentário