sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada / RS - 27.01.17



Fandango no Hipódromo do Cristal

         E o CTG Sentinelas do Pago firma parceira com o Hipódromo do Cristal de Porto Alegre, que participará do Grande Prêmio Turfe Gaúcho, dias 28 e 29 de janeiro. No dia 28, estará em parceria participando do grande fandango, que terá a animação do Cardeal Missioneiro e Grupo Karaguatá. Contatos e informações com o Gabriel Martins pelo fone (51) 98153-1837 e/ou com o patrão José pelo fone (51) 99112-1165. O evento é uma realização do CTG e do Hipódromo e este fica do lado do Barra Shopping, em Porto Alegre.

18ª Cavalgada da Costa Doce

         Chega ao seu final neste domingo, dia 29 de janeiro, a tradicional Cavalgada Cultural da Costa Doce, que teve início no dia 19. O evento é organizado pelo grupo Cavaleiros da Costa Doce e o tema para este ano é “Caminho Farroupilha no Rastro da História” e participaram em torno de 180 cavaleiros de 8 aos 80 anos de idade, num trajeto de em torno de 270 quilômetros no casco, margeando a lagoa dos Patos, passando por Barra do Ribeiro, Tapes, Arambaré, Camaquã, São Lourenço do Sul, Turiçú e Pelotas, com almoço, confraternização e encerramento no CELA – Centro Equestre do Laranjal. 

         E o próximo evento deste naipe é a tradicional Cavalgada do Mar, que neste ano estará na 33ª edição, sendo realizada ao longo das praias gaúchas nos dias 17 a 25 de fevereiro, saindo de Dunas Altas e encerrando em Torres.

O chimarrão é saudável. A explicação de um Taura

1 Te ajuda a queimar essas graxas! Ele ajuda na digestão de qualquer pão com banha. Tipo toma uns mates e te solta pra correr o campo, não dá pra agarrar touro a unha com um chimarrão, mas... um doze braças, um fogo de chão e um parceiro pra te alcançar um mate da pra levar um rebanho a onde quiser, do contrário desiste.

2 O mate te da uma disposição de loco. Ajuda a enxotar doenças do sangue. Os micróbios e porcarias são acostumados com um sangue vermelho e depois de uns dois ou trinta mates o gaúcho velho tem no corpo protegido, um mateador tem o sangue velho meio esverdeado, é uma marca da raça. O sangue do gaúcho é meio seiva.

3 Qualquer coisa, vai no canto e urina. Mijar faz um bem pra saúde uma barbaridade e além de tudo da um alivio flor de bueno. O mate não é água, tem de beber água e água não mata, faz bem... a falta do mate é que mata. Dá uma campeirada, toma um balde de água e fica despacito a matear depois.
4 Cuida vivente, ta nervoso, cheio de coisa na cabeça, para toma um chimarrão, tu vai ver que o coração bate melhor com o amargo, meio que os ossos se acomodam no corpo e tua visão das coisas clareiam.

5- Tchê... e o Tempo. Quando a gente tem de buscar os bichos no mormaço ou quando o frio do minuano veem deitando o pasto. Já pela madruga, prepara um mate a capricho, daqueles de barrão, é a seiva abençoada do dia, é como um poncho verde que te protege, te deixa faceiro como um guri. Loco que chegue o amanhã nesse eterno ritual.  A fonte deste chasque é o sítio Portal das Missões – www.portaldasmissoes.com.br

Valdemar Engroff

Nenhum comentário:

Postar um comentário