quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Coluna Tradição e Cultura - Jornal A Semana 16/12/11

11º NATAL SEM FOME

Bueno! A Rádio Comunitária Acácia FM 87.9, localizada no bairro Jardim Algarve, colocou na rua a 11ª edição da Campanha do Natal sem Fome, que consiste na doação, pelos moradores da comunidade de pelo menos um quilo de alimento não perecível, que será direcionado aos cidadãos que vivem à margem da sociedade, na mais absoluta pobreza neste natal.
E para fazer a doação, basta deixar a sua doação nos estabelecimentos comerciais do bairro Jardim Algarve, onde tiver um cartaz da Campanha da CONCEC RÁDIO ACÁCIA FM. É a solidariedade entrando em campo neste Natal e ano novo.

CTG AMARANTO PEREIRA

Bueno! Domingo, dia 18, teremos atividades de despedida do ano de 2011 no CTG Amaranto Pereira. Ao meio-dia almoço. Basta levar um pedaço de carne…. À tarde, brincadeiras e o tradicional amigo secreto, principalmente entre as crianças. E a patronagem solicita que cada um leve um quilo de alimento não perecível e se puder, brinquedos, que serão revertidos para a 11ª Campanha do Natal Sem Fome da Rádio Comunitária Acácia FM 87.9. Além disso, a patronagem vai homenagear o grupo de Danças Tradicionais que conquistou o 5º lugar na Força “B” do ENART.

CTG PIONEIRO FESTEJA SEUS 51 ANOS

Bueno! O tradicionalismo de Alvorada está firme e forte e está de parabéns. Dando continuidade aos festejos, que tiveram, entre outros, o grande Rodeio Artístico e Cultural no final da semana passada, amanhã, dia 17 de dezembro, o pioneiro do tradicionalismo local, o CTG Campeiros do Sul, fundado em 1960, estará completando os seus 51 anos de fundação. E para comemorar a data, estará realizando o grande baile de aniversário, que terá a animação do Grupo Oh de Casa. Contatos com o patrão Metralha pelo fone (51) 9256-9766.

OS 51 ANOS DO CTG CAMPEIROS DO SUL

Bueno! No dia 18 de dezembro de 1960, era fundado no Passo do Feijó, 3º Distrito da cidade de Viamão, atual cidade de Alvorada, o CTG Campeiros do Sul. O primeiro patrão desta que é a pioneira das entidades tradicionalistas de Alvorada foi o Sr. Sebastião Pinto, indicado pelos Fundadores, mas, por eleição, foi o Sr. Nízio Dutra Ramires. Seu galpão estava localizado na atual Praça Nadir Feijó, Rua Albion. Mais tarde, o galpão foi construído na Rua Eça de Queirós, nº 96, no ano de 1976, sendo patrão nesta época o Sr. João Aguiar.
Passaram-se os anos e em 1981, foi doado o atual terreno onde está localizado o atual galpão do pioneiro CTG Campeiros do Sul, na Av. Maringá, 720. O galpão foi inaugurado em 1982, sob o comando do patrão o Sr. Erni Patrocin e do Prefeito Marne Machado Feijó e o primeiro patrão da atual sede foi o Sr. Joel Xavier Rodrigues.
Hoje o CTG Campeiros do Sul tem um departamento artístico composto pela Invernadas Mirim, Juvenil, Adulta e Chirú. Tem um departamento campeiro e um departamento de esportes, com grande destaque para a bocha, onde o CTG foi tricampeão de um dos maiores campeonatos do Estado, o Campeonato da Zona Norte de Bocha, nos anos do 1998/1999/2000.
Um dos grandes eventos artísticos realizados pelo CTG em 2000, foi o 1º Festival Artístico e Cultural e na semana passada, realizou com pleno êxito, a nona edição do evento. Também foi no CTG Campeiros do Sul que foi realizada a 1ª edição do Festival de Trovas Gildo de Freitas, em parceria com os outros CTGs da cidade e o Poder Público Municipal. E de forma inédita até para o legislativo municipal, em março deste ano, foi realizada pela primeira vez fora da Câmara, no galpão do CTG , uma seção solene da Câmara de Vereadores, onde foram homenageados os tradicionalistas que se destacaram dentro do movimento, em especial em nossa cidade, no ano de 2010. O evento vai se repetir dia 14 deste mês, no CTG Chilena de Prata.
Bueno! No dia 17 de dezembro de 2011, será realizado o grande jantar-baile de aniversário, que será animado pelo Grupo Oh de Casa, tendo o tradicional churrasco gaúcho no cardápio. Contatos com o patrão Metralha pelo fone (51) 9256-9766. O CTG fica na Av. Maringá, 720. Visite o sítio do CTG abrindo as cancelas clicando em http://www.ctgcampeirosdosul.com.br/.

Valdemar Engroff
Fone 051.3443.4125 noite
Celular 051.9966.5164
valdemar@engroff.com.br
http://www.sitiodogauchotaura.blogspot.com/
http://www.obolsodabombacha.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário