sexta-feira, 17 de junho de 2011

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada 17/06/11

TRADIÇÃO & CULTURA
Alvorada – Capital da Solidariedade



CHEUICHE É O PATRONO DA SEMANA FARROUPILHA

Festejos da Semana Farroupilha, na qual faz parte a Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF) - instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura - anunciou nesta quarta-feira (08/06) o nome do escritor e professor universitário Alcy Cheuiche como patrono da edição deste ano, que acontece de 13 a 20 de setembro em diversos municípios do Estado.

O homenageado deverá participar de uma série de atividades dos festejos, como o acendimento da Chama Crioula, em Taquara e em Porto Alegre, além dos desfiles de 19 e 20 de setembro.

Natural de Pelotas, o autor de 70 anos tem obras traduzidas para o espanhol, francês e alemão. Segundo os críticos que analisaram a sua obra, é no romance histórico que encontrou seu verdadeiro caminho na literatura brasileira. Entre os livros mais conhecidos estão Sepé Tiaraju, Romance dos Sete Povos das Missões, Lord Baccarat e A Mulher do Espelho, O Gato e a Revolução e O Mestiço de São Borja, Ana Sem Terra, Nos céus de Paris - Romance da vida de Santos Dumont, Jabal Lubnàn e As aventuras de um mascate libanês.

Alcy Cheuiche foi vencedor de duas edições do Prêmio Açorianos, ganhou diversos prêmios pelo País e mundo. Também foi homenageado através da Medalha Mérito Santos Dumont, Medalha Simões Lopes Neto, Medalha Oswaldo Aranha. Entre outras entidades culturais a que pertence, é membro vitalício da Academia Rio-Grandense de Letras e sócio fundador da Associação Gaúcha de Escritores. Chasque de Rita Escobar, publicado no sítio do Léo Ribeiro de Souza, no dia 08 de junho de 2011 – www.blogdoleoribeiro.blogspot.com.

CTG SENTINELAS DO PAGO

Bueno! Completando os seus 25 anos de arte, tradição e cultura, o CTG Sentinelas do Pago programou um grande jantar-baile, que será realizado no dia 18 de junho. A animação será feita pelo Grupo Oh de Casa. Contatos com o patrão Paulo Edson pelo fone (51) 8420.4678. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 216, no bairro Maria Regina, na Parada 56. Abra as cancelas do sítio do CTG clicando em www.sentinelasdopago.blogspot.com.

CTG AMARANTO PEREIRA

Bueno! Dia 18 de junho, no galpão do CTG Amaranto Pereira, grande jantar das invernadas (mirim, juvenil e adulta) ao preço macanudo de R$ 8,00, tendo no cardápio carne de panela, aipim, arroz, feijão e saladas. Informações com o patrão Lula pelo fone 051.8502.7877. O CTG fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve. Abra as cancelas do galpão virtual clicando em www.ctgamaranto.blogspot.com.


NOVO SÍTIO DA 1ª RT

Bueno! A 1ª Região Tradicionalista estava um pouco órfão na virtualidade, mas a passos largos, a coordenadoria, capitaneada pelo Coordenador Nairo, se propôs a fazer uma “reforma” no sítio da Região. E isto foi feito pelos “mestres de obras” Guilherme Hexsel e Henrique Moresthson, que colocaram o novo sítio no ar na madrugada do dia 20 de maio. Abra as cancelas do sítio clicando em www.1rtrs.com.br e veja as informações que ali o vivente já pode encontrar. Este é o galpão oficial da 1ª RT na internet.


CONCURSO REGIONAL DE PRENDAS E PEÕES

Bueno! Tudo começa em casa, no aconchego da família. A Ciranda Cultural de Prendas tem o seu ápice na fase estadual, que acontece em fins de maio de cada ano. Mas como destacamos, começa em casa. A criançada, com o apoio dos pais participa dos concursos internos dos CTGs (em Alvorada, no Concurso Integrado), depois, galgam a Ciranda de Prendas e Entrevero de Peões, propriamente dita, na fase regional.

E neste dia 15 de junho, aconteceu o Encontro dos concorrentes (candidatos) e pais ou responsáveis, que vão participar desta 42ª Ciranda Cultura de Prendas e 24º entrevero Cultural de Peões, no galpão 3 do 35 CTG; dia 18, acontecerá na Hotelaria Dom Lauro, em Guaíba, o concurso parte campeira, para os candidatos (peões e guris); dia 24, no Clube Geraldo Santana, acontecerá a mostra folclórica e no dia 25, em todas as 30 RTs do RS, acontecerá a 42ª Ciranda Cultural de Prendas e 24º Entrevero Cultural de Peões, ambos fase regional. À noite, fandango oficial no salão nobre do Clube Geraldo Santana, com a promulgação do resultado oficial durante o evento. E neste concurso saberemos quem vai participar do 25º Entrevero cultural de Peões fase estadual e na fase estadual da 42ª Ciranda Cultural de Prendas, ambos em 2012.


Valdemar Engroff
Fone 051.3443.4125 noite
Celular 051.9966.5164
valdemar@engroff.com.br
www.sitiodogauchotaura.blogspot.com
www.obolsodabombacha.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário