sábado, 28 de maio de 2011

Grupo Folclórico Marca do Sul | Rio de Janeiro

Buenas meus amigos! Este é o Grupo Folclórico Marcas do Sul,  que se apresentam mensalmente na costelada gaúcha mais famosa da cidade do Rio de Janeiro e que aqui neste blog és bastante divulgada.

Para contratar este maravilhoso grupo, abram a cancela e não deixem de ler este belo chasque.




Quem Somos:

Buenas tchê,

Este Grupo foi fundado em janeiro de 2009, com o objetivo de manter vivas as tradições gaúchas e surgiu de uma história pra lá de abagualada.

Em uma certa feita o Peão Caio conversando com a Prenda Luiziane resolveram criar um desafio: montar um grupo folclórico que cultivasse e divulgasse a cultura gaúcha no Rio de Janeiro.

O desafio era por mais de difícil e numa primeira empreitada juntaram-se ao grupo alguns peões e prendas comprometidos com o ideário do grupo.

Devido ao trabalho sério, o Grupo foi conquistando espaço e, sobretudo, ao longo do ano de 2009 consolidou uma imagem prestigiada através de suas apresentações folclórico-culturais.

Apresentação:
O Grupo Marca do Sul tem como principal objetivo cultivar e representar as tradições do povo gaúcho, mostrando, de uma forma alegre e descontraída, o legado deixado por nossos antepassados. O grupo propõe-se a manter, incentivar, divulgar e apoiar o culto folclórico, exaltando o conteúdo cultural com ênfase no Folclore Gaúcho e Latino Americano.

É através de danças típicas, como a chula, facões, boleadeiras, pau de fita, pezinho, chimarrita, dentre tantas outras, bem como do canto, da poesia e de palestras explicativas, que o grupo realiza seu trabalho de levar para os mais diversos rincões do país o rico folclore gaúcho.

Tudo isso é feito com a liberdade característica das manifestações artísticas, mas sempre com o respaldo de pesquisas de projeção folclórica.

Além disso, a forte influência latina na cultura gaúcha, proveniente das fronteiras do estado com a Argentina e o Uruguai, faz com que o trabalho do grupo se estenda pelo folclore desses países, através de danças como chacarera, Escondido, baile de los amores, dentre outras.

Os sapateios, o sarandeio (balanço das saias), o canto, a poesia, são formas de expressão folclórica que nos tornam capazes de aproximar o presente do passado e de difundir a cultura que encanta e ensina gerações inteiras.

“Onde houver um gaúcho o Rio Grande estará presente”
                               
Duração da Apresentação: 20 a 30 minutos

Contato: 7804-7986 /  ID: 120*107283 / Luiziane    E-mail: folcloregaucho@gmail.com

"A qualidade de um autêntico show gaúcho ao seu alcance!"

Agradecimento:

Primeiramente agradecemos à importância do poeta e ativista cultural J.T. Maciel uma pessoa muito especial para o grupo, onde foi o principal responsável pela criação do grupo e desenvolvimento do Folclore Gaúcho aqui no estado do Rio de Janeiro desde 1991 quando ainda levava o nome de “ALMA GAÚCHA”. Dando total apoio cultural às tradições gaúchas, surgindo assim então, com sua nova formação o Grupo de Dança MARCA DO SUL.

Madrinha: Vilma Alves
Padrinho: J.T. Maciel

Apoio Cultural:
Casa do Gaúcho
Rua: Siqueira Campos 143/ Lj. 72 Copacabana
Tel: (21) 2236-7551 / 2547-4413
www.casadogaucho.com.br

Apoios:
DECK Bar e Restaurante
Av. Atlântica, 2316-A - Copacabana
Fone: (21) 2256-6060

Clínica Odonto Moraes
Dra. Tatihana Moraes
Av. Nossa Senhora de Copacabana,  1052 S/ 704
Fone: (21) 2275-0565

Fonte! Chasque e retrato, na íntegra, estão publicados no Sítio O CARIUCHO E O TRADICIONALISMO, do meu amigo VALMIR GOMES, dos pagos do RIO DE JANEIRO - RJ. É um pedacinho do Rio Grande do Sul nas querências da cidade maravilhosa!

Um comentário:

  1. Buenas! Mais uma vez vai o agradecimento ao amigo...Ontem graças a Deus dormi bem, acordei bem...um friozinho aqui na Pampa Rio muito loko de bueno, então é hora de preparar um belo mate..rs..

    Um baita abraço e bom fim de semana pra ti..

    ResponderExcluir