terça-feira, 26 de abril de 2011

Rui Biriva - Morre a alegria de bombacha

Como dói noticiar a morte de artista tão querido, de um amigo tão especial. Perdemos um cantor que era símbolo de alegria, alto astral, e amizade. O Nico Fagundes sempre o apresentava “a alegria de bombacha tem nome, e esse nome é Rui Biriva”. O Rui morreu às 22h45, deste 25 de abril, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde estava internado para tratar um câncer de intestino. Segundo um dos integrantes de sua banda, o Luciano Camargo, o velório será na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. O enterro deve ser realizado em Horizontina, sua terra natal.

O Rui lutou como um guerreiro contra a doença que o tinha afastado dos palcos... e ficamos nós, seus fãs e amigos sem entender por que uma pessoa que só distribuía alegria e amizade precisava partir tão cedo...

Quando conheci o Biriva, no 1º Acampamento da Canção, em Campo Bom, ele ainda era o Rui da Silva Leonhardt, e conquistou a todos com a música “Rebanho de agonias”, uma das mais lindas que cantou:
"Um rebanho de agonias
me foi dado em testamento.
No rumo dos quatro ventos
esparramei alegrias.

Não canto melancolias.
Não sou pastor de tormentos.
Alegrias eu invento
guitarreando noite e dia"


O talento revelado nos festiviais logo passou a ser chamado de Rui Biriva, por ter cantado na Seara, festival de Carazinho, a música Birivas, do Airton Pimentel, em 82. Ele cantava música mais intimistas, como estas e Santa Helena da Serra... cantava com a alma... e continuou fazendo isso quando adotou seu estilo festeiro no palco. Ele era uma festa. Era contagiante seu alto astral, seu jeito querido de tratar a todos à sua volta.

O Rui colheu sorrisos por onde passou... fez pessoas terem momentos de felicidade em seus shows. Riu muito, fez os outros rirem e, quando se achava que o palco era o seu lugar ele nos apresentou outro talento: o de apresentador. E em seu programa na TVE nos encantava, mostrando como ninguém as relíquias dessa terra, desbravando a gente simples do Rio Grande e fazendo isso com muita alegria.

Por isso quando lembro dele agora e vem essa tristeza tão grande, chega a me dar um pontinha de vergonha... porque não é assim que se deve lembrar dessa pessoa tão alegre e feliz. Força à esposa, a Priscila, e ao seu filho Gerônimo. Que a gente supere essa tristeza lembrando da felicidade e alegria que sempre nos transmitiu. E como diz a música Canção do Amigo, que ele cantava lindamente “amigo é pra toda a vida”...

Fonte! Chasque de Tania Goulart, publicado no sítio (blog) ABC do Gaúcho, no dia 26 de abril. Abra a cancela e dê uma camperiada no sítio, clicando em http://www.diariodecanoas.com.br/blogs/abc-do-gaucho/ . O retrato também foi publicado no Diário de Canoas.

------------------

Nota do Sítio!

Como o Rui Biriva sempre esbanjava alegria por onde passava, damos uma camperiada na mídia nesta manhã e constatamos que o chasque que não retrata somente a tristeza que o fato transmite, foi este, da Tânia Goulart. Que o Rui leve a alegria para plagas distante, lá no além.

Valdemar Engroff - o gaúcho taura

2 comentários:

  1. Bueno! É como diz Volmir Martins num tom de brincadeira durante uma participação especial em seu DVD. "Tchê loco, é dele mesmo que eu estou falando, Alegria em pessoa, com sua melena esparramada assim que nem bosta de cuiudo depois da chuva".
    Que Deus o guarde em um bom lugar..

    ResponderExcluir
  2. Pois é..... e o Volmir Martins também já foi pros pagos do além....

    ResponderExcluir