domingo, 7 de agosto de 2016

Os caxienses poderão conferir os Festejos Farroupilha nos pavilhões

SEMANA FARROUPILHA 2016 – Apesar da crise econômica nacional, a Semana Farroupilha 2016 será mantida nos Pavilhões da Festa da Uva. A permanência no local foi viabilizada a partir de manifestações de solidariedade registradas desde o início da semana, quando o Prefeito Alceu Barbosa Velho explanou à 25ª Região Tradicionalista (25ª RT) sobre as dificuldades da Prefeitura em destinar recursos públicos ao evento por causa das graves consequências da crise. A partir daí, uma comissão ficaria responsável por definir os detalhes da Semana, inclusive analisar a alternativa de promover provas campeiras e apresentações no Parque de Rodeios de Vila Oliva.

Porém nesta quinta-feira (04), reuniram-se na Prefeitura representantes das quatro entidades responsáveis por lei pela organização da Semana Farroupilha: Prefeitura (Prefeito Alceu Barbosa  e primeira-dama e coordenadora de Comunicação Alexandra Baldisserotto); 25ª RT (coordenador Raul Teles, coordenador campeiro Eraldo Mendes Pereira e secretário Ivan Rodrigues); 4ª Coordenadoria Regional de Educação/4ª CRE (coordenadora Janice Moraes e as assessoras Stela Maris Paim Lemos Costa e Loanda de Lucena) e Brigada Militar (comandante do 12º BPM, tenente-coronel Ronaldo Buss). Também participou o presidente do Núcleo Vinhedos da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Sebastião Teixeira. O Prefeito apresentou as propostas de parcerias recebidas ao longo da semana. Cálculos foram refeitos, mostrando que não haverá despesas extras, e o grupo pôde definir por unanimidade pela permanência da Semana no Parque da Festa da Uva.

A reengenharia foi possível graças à solidariedade de fornecedores e artistas. “As pessoas podem se perguntar: como é que antes não havia recursos e agora há? É porque muitas pessoas e empresas entraram em contato conosco propondo parcerias, como por exemplo fornecedores de estruturas para shows, limpeza, segurança, artistas locais e até conjunto de baile que vai tocar de graça. Foi uma verdadeira corrente de solidariedade”, comemora o Prefeito, aliviado. “A crise vem nos ensinando muitas coisas. Devemos ter humildade para admitir quando precisamos de ajuda. E neste momento de extrema dificuldade tem muita gente querendo ajudar, para alegria dos gaúchos e gaúchas que amam a cultura do Rio Grande”, diz.

As programações artística, cultural e campeira estão sendo redefinidas e serão divulgadas nos próximos dias. “O que já sabemos é que o período terá que ser reduzido para seis dias, de 15 a 20 de setembro, quinta a terça-feira”, acrescenta o prefeito. Para manter o evento nos Pavilhões, Alceu ressalta que a Prefeitura não irá gastar “um centavo”. A entrada no parque será gratuita e haverá arrecadação de alimentos não perecíveis.

Os representantes das entidades marcaram também data, local e horário do Desfile Temático: dia 20 de setembro, a partir das 14h, na rua Plácido de Castro. A ideia é que, além de CTGs, escolas da rede pública também possam participar. O encerramento da Semana será ao final da tarde do dia 20, no Parque da Festa da Uva, onde irá ocorrer a extinção da Chama Crioula.

A Semana Farroupilha é a segunda maior festa popular do Município depois da Festa da Uva. “Este esforço conjunto vai garantir lazer e acesso à cultura para milhares de famílias dos bairros que não teriam como se deslocar a Vila Oliva. Neste momento é importante agradecer ao Parque de Rodeios de Vila Oliva, que colocou o local à disposição, bem como a todos os fornecedores e artistas que possibilitaram a permanência do evento no Parque da Festa da Uva. É consolador ver que falaram mais alto a solidariedade e o amor pela cultura do Rio Grande”, afirma o Prefeito Alceu.

Foto Rafael Lopes

Buscamos este chasque no sítio oficial do Jornal Ponto Inicial de Caxias do Sul. Abra as porteiras clicando em 

Nenhum comentário:

Postar um comentário