segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Cavalarianos percorrem mais de 100 km para buscar a Chama Crioula

Acendimento do símbolo farroupilha aconteceu em Triunfo



"Galpão montado na Campeira do município abriga a Chama Crioula"
Na manhã da sexta-feira, 12/08, a Chama Crioula foi acesa em cerimônia que aconteceu no município de Triunfo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Na oportunidade 56 cavalarianos de Alvorada estiveram presentes buscando uma centelha desse símbolo tradicionalista que começa nesta sexta-feira, 19/08 a percorrer os Centros de Tradição Gaúcha/CTGs do município.


Diferentemente de outros anos quando o acendimento ocorria em regiões longínquas, em 2016 o Movimento Tradicionalista Gaúcho/MTG optou por abrir os festejos tradicionalistas em Triunfo. A cidade que possui 262 anos de história foi palco de quatro importantes batalhas na história do Rio Grande do Sul. Em um desses locais, centenas de tradicionalistas se reuniram para o evento na sexta-feira, 12/08. Foi na Ilha do Fanfa, onde farrapos foram surpreendidos por imperialistas em uma emboscada nas margens do Rio Jacuí. Bento Gonçalves acabou preso nessa ação. A data de comemoração Farroupilha no Estado ocorre em 20 de setembro. Foi neste dia, em 1835, que a guerra dos Farrapos se iniciou.

Uma semana
Ao todo, 56 cavalarianos de Alvorada estiveram na cerimônia de acendimento da Chama Crioula. Tudo começou quando na terça-feira, 09/08, montaram em seus cavalos e a quatro patas rumaram para Triunfo a fim de trazer para a cidade o fogo farroupilha.


O trajeto que se estendeu por mais de 100 km entre a ida para Charqueadas e a volta para Alvorada, teve Adair Luíz Conceição da Luz, o Metralha, como um dos responsáveis. Atualmente ele é diretor da campeira de Alvorada e já participou por oito anos das cavalgadas que buscam a chama.

Conforme o tradicionalista, o lugar mais longínquo que percorreu foi no ano passado quando viajou até o Chuí. “Foi uma experiência sem palavras, juntamos amigos que são como se fosse uma família e correu tudo 100%. Tem uns obstáculos pelo caminho, mas faz parte” explica. Na ocasião, o trajeto foi feito em 21 dias.

Galpão
O primeiro local da cidade que recebeu a chama foi o Galpão da Campeira de Alvorada, localizado na Avenida Frederico Dihl, próximo ao Cemitério Municipal. Quando voltou, Metralha e seus companheiros de cavalgada tiveram uma surpresa preparada por José Ouri Ramos da Luz, pai de Metralha. Com a ajuda de seu filho, Ouri construiu em dois dias um galpão para abrigar o símbolo tradicionalista. “Fizemos só para receber a chama aqui”, explicou ele emocionado.


Penhas
Na sexta-feira, 19/08, começam as tradicionais penhas que acontecem nos CTGs e piquetes do município. Conforme a programação, disponibilizada pela Campeira de Alvorada, as atividades se estendem até o dia 06 de setembro e vão englobar 19 locais. 


Confira abaixo a agenda:
Data – Piquete/CTG
19/08 – Parceiros da Tradição
20/08 – Sentinelas do Pago
21/08 – Desgarrados do Pago/SIMA
22/08 – Raça Gaúcha
23/08 – Bento Gonçalves da Silva
24/08 – Indomáveis do Pago
25/08 – Campeiros do Sul
26/08 – Amaranto


Fonte! Este chasque foi publicado nas páginas do Jornal A Semana de Alvorada e também no sítio oficial do veículo. Abra as porteiras clicando em

Créditos do retrato vão para o jornalista / retratista Matheus Pfluck 

Nenhum comentário:

Postar um comentário