domingo, 7 de agosto de 2016

Este 5 de agosto o calendário registra os 110 anos de Tio Bilia

Neste dia 5 de Agosto, Antônio Soares de Oliveira, o Tio Bilia estaria completando 110 anos de idade.

Sua morte em 1991 nos deixou saudades, mas ele deixou sua marca maior através do som de sua gaita, que ultrapassa gerações, pois foi um compositor e gaiteiro brasileiro conhecido como “Rei da Oito Baixos”.

Autodidata, começou a tocar aos 10 anos, no interior do atual município de Entre-Ijuís. Aprendeu a dedilhar o instrumento sozinho, ouvindo outros gaiteiros como José Lemos da Fonseca e Tertuliano José de Queiroz.

Apesar de ter se tornado famoso só na década de 1950, Tio Bilia já animava desde aos quatorze anos de idade. Até os 85 anos, quando morreu, gravou 111 músicas. Gravou seu primeiro LP, o Baile Gaúcho, com Virgilio Pinheiro e seu conjunto. No bairro Pippi, em Santo Ângelo, uma escultura de três metros de altura foi erguida em sua homenagem. Foi uma das grandes raízes da cultura gaúcha.

Alguns de seus discos:

Tio Bilia - Baile Gaúcho - Volume 01 - com Tio Bilia e Virgílio Pinheiro – 1968
Tio Bilia e Arnóbio Bilia - Encontro de Pai e Filho - Volume 02 – 1981
Tio Bilia - Baile Gaúcho - Volume 04 – 1978
Tio Bilia - Baile Gaúcho - Volume 05 – 1980
Tio Bilia - Baile Gaúcho - Volume 06 – 1982
Tio Bilia - Encontro de Gerações – 1993
Tio Bilia - Encontro de Gerações - Vol. III
Tio Bilia e Arnóbio Bilia - Encontro de Pai e Filho - Volume 01 – 1979
Tio Bilia e Arnóbio Bilia - Encontro de Pai e Filho - Volume 02 – 1981
Tio Bilia e Arnóbio Bilia - Encontro de Pai e Filho - Volume 03

No ano de 1992, Nadir Ferreira Sommavilla, Edeli Devicari e Marlene Dias, lideraram um grupo de pessoas que juntas fundaram o Ctg Tio Bilia, em homenagem ao “Rei da Oito Baixos”, de lá pra cá são muitas as gerações de gaiteiros que fazem de sua música um hino dentro desse galpão que quer sempre cultuar as tradições do Rio Grande do Sul e a música missioneira. A patronagem deste ano tem como patrão Luciano Freitas e Vices: Clovis Bonini e Luciano Dinis Schreiber.

RADIOCIDADESA / Pesquisa Luciano Freitas

Fonte! Sítio oficial da Rádio Cidade SA. Abra as porteiras clicando em http://radiocidadesa.com.br/index.php?module=news&action=detail&id=8794

Nenhum comentário:

Postar um comentário