domingo, 7 de agosto de 2016

O MUNDO DO SELO POSTAL



O Brasil foi o segundo país do mundo depois da Inglaterra ter SELO POSTAL, uma iniciativa de Do Pedro II, por decreto em 29 de julho e implantada em primeiro de agosto de 1842, por isso o Dia do Selo Postal aqui é Dia 29 de julho.

Esse novo sistema surge pela necessidade das relações administrativa entre os povos e pessoas que começavam a se comunicar através das cartas e o selo determinava que o usuário pagou pelo serviço de recolhimento e entrega, e nos casos de correspondências internacionais esse selo facilitaria a compensação entre as nações dos serviços de correio.

O serviço postal é um sinal positivo dos tempos, julgo marco importante que prova a evolução da humanidade na capacidade de ler e escrever, fomentando o desenvolvimento do selo postal que pelas suas ilustrações, passou a ser motivo de instrução as gerações, sobre a história dos países, sobre políticas tipo ecológicas, quando publicando espécies da flora e da fauna nacional. 

Os selos com seus valores pecuniário, histórico e pela raridade, criou uma legião de colecionadores, verdadeiros investidores num negócio que passou a se chamar de filatelia, e o primeiro modelo brasileiro de selo foi chamado de “Olho-de-Boi”, distribuído no ano de 1843, recebendo esse nome devido à semelhança ao olho do animal. Logo após, surgiram mais três modelos: o Inclinado no ano de 1844; o “Olho-de-Cabra” em 1850 e  o “Olho-de-Gato”, em 1854; todos com o valor de 30, 60 e 90 réis.

Como na moeda corrente de um país, os selos foram e são veículos de divulgação dos vultos históricos, o Brasil foi o primeiro país do mundo a lançar selo com leitura em braile, facilitando a vida dos deficientes visuais e foi a segundo país a ter um modelo tridimensional, conhecido como holográfico em 1989. Essa indústria, de intercâmbio cultural e os serviços de correios de correspondência por carta, parece estar em declínio, pela força da cibernética que coloca a humanidade diretamente em relação pela tecnologia virtual, afetando os serviços de correio que precisa urgentemente buscar uma nova matriz de negócio para não desparecer.

Há muito as cartas não correm mais nos trilhos do trem, e os carteiros não vão mais a cavalo levar as notícias que queríamos ou não escutar, que as declarações de amor a distância, vêm por telefone, por e-mail, por WatsApp ou por imagem instantânea, capaz de atravessar o mundo pelo satélite e invadir os ranchos em segundos, para que se diga ao vivo e acorres, em rede ou a dois o que quisermos. 

O selo postal ainda é uma realidade burocrática de registro oficial, mas em breve até essa qualidade terminará, porque tudo e todos na vida tem fim. E bueno amigo, se quiseres surpreender alguém de forma antiga, manda-lhe uma carta com um bonito selo num envelope aéreo, que ainda dá tempo, também de reaprender caligrafia.       

Para pensar: As cartas trazem segredos que se forem violados se descobre quem violou, será que na cibernética também?

Chasque Regionalismo desta semana, por Dorotéo Fagundes

Nenhum comentário:

Postar um comentário