domingo, 28 de agosto de 2016

Anunciados tema e shows do 10º Festejos Farroupilhas do Paranhana

A programação ainda terá dois desfiles farroupilhas, um dia 10/09 e outro 20/09

De 10 a 20 de setembro, a sede campestre do CTG O Fogão Gaúcho voltará a sediar o Festejos Farroupilhas do Paranhana. Desta vez, com uma comemoração especial, marcando os 10 anos de realização do evento que centraliza a programação da Semana Farroupilha em Taquara. A promoção é do Recanto Galponeiro e da Associação de Amigos dos Festejos Farroupilhas do Paranhana.

Nesta semana, foram confirmados os shows e o tema da programação. Em entrevista ao programa Painel 1490, da Rádio Taquara, o presidente do Recanto, Aécio Gampert, e o presidente da Associação de Amigos, Jordane Gossler, informaram que o tema será "10 anos do Festejos". "Até o ano passado, nós vínhamos trabalhando com o tema estadual definido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Como chegamos à décima edição, o tema proposto busca valorizar o que é daqui, o pessoal que trabalhou no evento durante estes anos todos, que atuaram com as crianças na oficina e no Recanto Cultural", explicou Aécio.

Os dirigentes explicaram que, neste ano, devido à crise econômica pela qual passa o país, vários municípios estão cancelando a programação da Semana Farroupilha. Contudo, em Taquara, foi possível manter as atividades, com shows de qualidade. Para tanto, há contribuição dos ranchos e da Prefeitura de Taquara. Contudo, neste ano, em função da crise que envolve o governo do Estado, não haverá captação de recursos através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC).
Jordane e Aécio explicaram que as oficinas com as escolas estão mantidas. Segundo eles, o convite é estendido a todos os educandários de Taquara, das três redes de ensino. A exigência, porém, é de que as escolas informem previamente a participação através da Secretaria de Educação, que está organizando as turmas para a participação no evento. A expectativa da organização é de atender de quatro a cinco mil estudantes.

Também está confirmada a realização do concurso Recanto Cultural, com as escolas de Taquara, no dia 14 de setembro. Na ocasião, os educandários apresentarão espetáculos de teatro, dança ou música com o tema dos 10 anos do Festejos proposto para 2016. O Recanto Integração também acontecerá, promovendo disputas de brincadeiras antigas entre os integrantes dos ranchos, neste ano com a novidade de uma categoria feminina.

Quanto à entrada na sede campestre, Jordane e Aécio informaram que a promoção continuará com ingresso gratuito. O estacionamento estará sob responsabilidade do CTG O Fogão Gaúcho que, possivelmente, efetuará a cobrança de um valor para os veículos. A programação ainda terá dois desfiles farroupilhas, um no dia 10 de setembro e outro no dia 20.

OS SHOWS
10/09 - César Oliveira e Rogério Melo
15/09 - Érlon Péricles
16/09 - Luis Marenco
17/09 - Cristiano Quevedo
19/09 - Elton Saldanha

Fonte! Chasque e retratos publicados no sítio oficial do Jornal Panorama. Abra as porteiras clicando em http://www.jornalpanorama.com.br/site/ler.php?idnoticia=15438&url=anunciados_tema_e_shows_do_10u_festejos_farroupilhas_do_paranhana



O tema dos Festejos Farroupilhas de 2016, quando se comemoram os 180 anos da proclamação da República Rio-grandense, será ‘República das Carretas’. A apresentação do tema, definido após deliberação realizada no dia 22 de outubro pela Comissão dos Festejos, foi realizada durante o 64º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado de 8 a 10 de janeiro em Bento Gonçalves, pelo presidente do IGTF – Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, Luis Vinicius Brum.
Os tópicos de abordagem, e que deverão inspirar as atividades de instituições ligadas ao tradicionalismo em todo Rio Grande do Sul, são 10:
1 - República, uma ideia: Res + publica (coisa de todos);
2 - Revolução Francesa e maçonaria: veículos de divulgação;
3 - A proclamação da República – Antonio de Souza Neto nos Campos do Seival;
4 - A instalação da República Rio-grandense – Eleição do Primeiro Governo. Piratini;
5 - Os Italianos na Revolução – republicanos e carbonários;
6 - A imprensa – todos os jornais da República Rio-grandense;
7- A organização do Governo – As carretas como meio de transporte dos documentos;
8 - A bandeira Farroupilha, o Hino Farroupilha e o Brasão: símbolos de República Rio-grandense;
9 - O fim da República – Ponche Verde. Um acordo para fim das hostilidades;
10 - Ressurge a República com a Proclamação no Brasil em 1889 – Deodoro da Fonseca e Benjamin Constant. No Rio Grande do Sul, Julio de Castilhos e Borges de Medeiros.
“Entendemos esta data, que marca os 180 anos de um episódio tão significativo na vida do estado e do país, deva ser revisitada, comemorada, debatida, e as discussões sobre o tema haverão de ampliar o espectro do conhecimento e da compreensão de nossa jornada enquanto cultura e sociedade identificáveis’, disse Brum.
- See more at: http://www.semanafarroupilha.com.br/#sthash.agmdkre0.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário