quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O que o CTG pode me oferecer?

Opinião de: Jeândro Garcia 



Buenas! Hoje estamos com este tema pego emprestado do amigo Rogério Bastos, mas linkando a nossa experiência pessoal (minha prenda e eu) entre tantos CTGs que temos contato, visitamos, observamos ou temos amigos, sendo que agora com o início dos nossos cursos freqüentamos em apenas 2 meses 8 CTGs, mas não se sinta citado, temos relação com no mínimo 15.

Algumas vezes somos questionados sobre qual CTG estamos como sócios, ou “fazemos parte” a resposta é óbvia, “nenhum”! e não por falta de convite, temos convite até para o CTG 35 ao qual nunca nosso grupo deu aula ou vamos freqüentemente. A única vez que fiquei motivado foi quando fui convidado a me associar e ter um lugar no conselho de Vaqueanos, mas até agora isso não progrediu muito. Mas porque eu aceitaria me associar tendo este motivo? Porque foi a única coisa que me ofereceram em todos os convites, foi a única vez que pensei “bom, eu vou pagar e me associar, mas poderei fazer parte e ajudar a entidade”, mas confesso que eu preferia outras promessas, como:

- Associe-se e faça parte da nossa parte cultural, temos cursos em diversas áreas como declamação, poesia, gaita...

- Associe-se e tenha bons descontos em nossos bailes e eventos.

- Associe-se e faça parte da nossa Campeira, fazemos sempre belas cavalgadas.

Então repito a pergunta lá do meu amigo, “O que o seu CTG oferece para que eu me associe?”, e me desculpe os campeões, mas o argumento “nós somos campeões do ENART em 20xx” é até uma ofensa a inteligência de qualquer um que sabe que nunca vai dançar em invernada adulta, além do mais pergunto “e dai?”, as danças tradicionais são lindas, ok, mas e o resto? Vocês me dão descontos? Me propiciam um ambiente não-competitivo onde eu possa vir com meus amigos e família, pelo simples prazer de cultivar a nossa tradição? Eu gosto da campeira, quando é a próxima cavalgada? Curto um bom baile, quando é o próximo? Terei amigos de verdade aí?

Se o seu CTG tem pelo menos duas atividades dessas a pleno, olha, já está em destaque, mas com certeza o ideal para atrair sócios é ter mais que isso. Como eu já comentei em outro post, deve haver mais empenho, até mesmo em ser gentil com quem freqüenta o CTG, por exemplo, com os alunos do Curso de Fandango, os participantes de um baile, de um almoço e depois sim mostrar tudo (ou o possível) que a entidade pode oferecer, criar aquele ambiente de “cultive os valores da tradição gaúcha conosco” e não “somos os melhores, então venha pra cá”.

Muitas vezes observamos grandes invernadas e ao mesmo tempo o CTG vazio em outras áreas, 95% do investimento e atividades dedicados a ela, dançarinos boa parte não-tradicionalistas, casos de atores contratados, integrantes trazidos de muito longe, sem dar chance a quem é da comunidade ou cidade, não é regra geral, mas acontece. Quase R$ 50.000,00 foi investido em uma invernada para apenas um evento este ano, nem era a principal e nem ficou perto de ganhar, nada contra, mas R$ 50mil meu amigo, eu faço baile o ano todo, coloco 10mil pessoas dentro do CTG e ainda multiplico esse valor para os cofres da entidade, basta ter força de vontade e estar apoiado por gente competente, mas principalmente gente que acredite na causa e acredite no CTG em várias estâncias, não apenas uma.

Grande Abraço!

Jeandro Garcia
 
Fonte! Chasque publicado no sítio Blog do Léo Ribeiro. Abra as porteiras: http://blogdoleoribeiro.blogspot.com.br/2012/08/o-que-o-ctg-pode-me-oferecer.html.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário