quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Gado Franqueiro pode virar animal símbolo do RS

Ideia é resgatar a identidade histórica e cultural do animal, utilizado em larga escala nas missões e na região dos Campos de Cima da Serra

Gado Franqueiro pode virar animal símbolo do RS Emílio Pedroso/Agencia RBS
Foto: Emílio Pedroso / Agencia RBS


A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Estado aprovou nesta terça-feira projeto de Lei que inclui o Gado Franqueiro como animal símbolo do Rio Grande do Sul, reconhecendo-o como patrimônio cultural do Estado do Rio Grande do Sul.

Conforme a justificativa do deputado João Fischer, autor do projeto originalmente apresentado pelo ex-deputado Francisco Appio, a ideia é resgatar a identidade histórica e cultural deste animal, que muito contribuiu para o crescimento do RS, sendo utilizado em larga escala nas missões e na região dos Campos de Cima da Serra. O Gado Franqueiro é uma raça brasileira que se encontra em risco de extinção.

— Com esta iniciativa, além de fazer o resgate histórico deste animal, entendo que o reconhecimento do gado franqueiro como patrimônio cultural e genético irá contribuir para que, através dos órgãos competentes, sejam dinamizados os esforços no sentido de preservar e resgatar esta raça genuinamente adaptada ao sul do país — afirmou Fischer.

O projeto segue para as comissões de mérito e, se aprovado, para votação em plenário.

Fonte! Chasque publicado no Clicrbs, na página eletrônica do Jornal Zero Hora, no dia 21 de agosto de 2012. Abra as porteiras clicando em http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/economia/noticia/2012/08/gado-franqueiro-pode-virar-animal-simbolo-do-rs-3860338.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário