terça-feira, 28 de agosto de 2012

Lançamento do ENART 2012



O Encontro de Artes e Tradição Gaucha estará sendo lançado neste dia 29, quarta feira, na Bierhous, no parque da Oktoberfest em Santa Cruz do Sul, às 20 horas. 

O ano era 1983. Na época existia um alto índice de analfabetismo no RS e no Brasil também. Foi criado o sistema MOBRAL na década de 70 no Brasil. A preocupação dos alfabetizadores era a evasão escolar.. As pessoas não freqüentavam as aulas, pois não tinham um estímulo. Nem merenda era oferecido aos alunos. Assim foram convidados gaiteiros e trovadores que faziam apresentações em rádios para fazerem o mesmo nas salas de aula. Os tradicionalistas aceitaram o desafio e começaram a freqüentar o ambiente escolar semanalmente sem dizer o dia. As aulas voltaram a encher.

O resultado foi tão significativo que varias regiões do estado começaram a adotar a iniciativa. Daí nesse clima surgiu a ideia de fazer uma grande competição entre os CTGs. Com o apoio da 5ª Região Tradicionalista, MTG e IGTF o concurso passa pelos municípios e ganha o estado. Era o Festival Estadual de Arte Popular e Folclore, o MOBRAL. Na época Praxedes Machado e Onésimo Carneiro Duarte estavam a frente do Movimento Tradicionalista. No ano de completar seu jubileu de prata do evento, Onésimo veio a falecer.

O evento foi apresentado ao prefeito de Farroupilha, que assumiu o evento em 1985 e foi denominado FEGART. Festival Gaúcho de Arte e Tradição. Farroupilha sediou o evento por 11 anos. Foi ai que Santa Cruz do Sul entrou na história para fazer história. Na 12ª Edição, em 1997, o então prefeito de Santa Cruz, hoje deputado federal, Sérgio Moraes, apoiou a iniciativa do Movimento Tradicionalista e abriu as portas para o Rio Grande. Em 1999 o FEGART, por uma ação jurídica da prefeitura de Farroupilha, houve uma troca de nomenclatura, e o antigo Festival do MOBRAL e FEGART passou a se denominar ENART, Encontro de Artes e Tradição Gaúcha. Este ano vai para sua 15ª Edição em Santa Cruz. Desde sua origem, no festival do MOBRAL são 35 edições.

2009 vieram grandes novidades: A transmissão via internet e a força B. A criação da força "B" deu a chance para centenas de jovens tradicionalistas que viram nesta modalidade a possibilidade de realizar um velho sonho: ser campeão de danças do ENART.

2011- A expectativa de uma grande festa, de um grande espetáculo, proporcionado por prendas e peões de todos os cantos do Rio Grande. Mais de 3500 concorrentes. Mais de 70.000 pessoas no Parque nos três dias do encontro. Transmissão via internet para o mundo inteiro, com a perspectiva de chegar a mais de 500.000 acessos. 

Este é o encontro de Artes e Tradição Gaucha.
 
Por Rogério Bastos
 
Fonte! Chasque e retrato publicados no Sítio Cantinho Gaúcho. Abra as porteiras: http://cantinhogaucho.blogspot.com.br/2012/08/o-encontro-de-artes-e-tradicao-gaucha.html.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário