quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Chama Crioula parte de Venâncio para o Brasil

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enab
Chama Crioula, originada em Venâncio, segue agora para o Estado
Foto Alvaro Pegoraro
Nos mais diversos passos exibidos pelas muitas raças de cavalos, homens e mulheres dos quatro cantos do Rio Grande desfilaram, na manhã de sábado, 18, no Parque Municipal do Chimarrão. Os candeeiros, característicos de suas regiões ou o histórico ‘lampião’, carregavam um único sentimento – acender uma centelha da Chama Crioula – gerada na Capital do Chimarrão.
 
Com a música ‘Venâncio acolhe o Rio Grande’, letra original do venâncio-airense Libório Wilges e arranjos e voz de Marcello Caminha, apresentada pelo cantor, a Chama foi gerada, na sexta-feira, 17, na Praça Coronel Thomaz Pereira, com base na Lenda da erva-mate.
 
Sábado, 18, às 9h45min, teve início a solenidade no Parque Municipal do Chimarrão. Representantes das entidades tradicionalistas do Município apresentaram, em quatro carros alegóricos, o processo evolutivo da erva-mate, caracterizando o sapeco, secagem, carijo, barbaquá e cancheamento, até a industrialização. A encenação se encerrou com jovens das invernadas artísticas e do grupo Die Schwalben, responsáveis pela coreografia da música 'Roda roda essa cuia’. A execução dos hinos esteve a cargo da Orquestra Municipal de Venâncio Aires e cantor Erlon Péricles foi o responsável pela música-tema da Semana Farroupilha/2012, ‘Exaltando nossas riquezas’, com letra e musica de sua autoria.
 
Durante a solenidade, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) concedeu títulos de cônsules a presidentes de MTGs dos estados do Paraná e São Paulo, mais Planalto Central e Amazônia Central. Além dos títulos, os visitantes receberam uma centelha que, devido à distância, conduzem em forma de cinza, ou um simples pedaço de ‘pavio’, para multiplicá-la nos estados aqui representados. Da Capital do Chimarrão os visitantes também levaram uma réplica do candeeiro oficial do Município em forma de cuia.
 
HOMENAGENS
 
“Um motivo de reflexão e agradecimento”. Com estas palavras e pedindo um abraço entre as delegações visitantes, Bertolini convidou os cavalarianos venâncio-airenses Ademar Biguelini, Elton Manganelli e José Schuh para receberem a homenagem do MTG, como pioneiros de cavalgadas em busca da Chama para a Capital Nacional do Chimarrão.
 
Os três cavalarianos, acompanhados do Guardião da Chama, Ivan da Rosa Cardoso, representante do grupo dos Lanceiros Negros da 26ª RT, conduziram Chama Crioula às autoridades responsáveis pela distribuição, que se constituiu da patrona dos festejos farroupilhas do estado, Nilza Lessa, prefeito Airton Artus, Bertolini e o presidente da Confederação Brasileira de Tradições Gaúchas (CBTG), Manoelito Carlos Savaris.
 
Os pronunciamentos firam feitos pelo coordenador da 24ª, Gerson Luiz Junqueira; pelo prefeito Artus, pela secretário estadual do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta, representando o Governo do Estado, e Savaris.
 
A presidente da comissão executiva municipal, Luce Carmen da Rosa Mayer, o presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), Rodi Pedro Borghetti, a primeira-prenda e o peão do Rio Grande do Sul, Raquel Pinheiro e Murilo Andrade, autoridades estaduais, municipais e tradicionalistas participaram do evento.
 
O ponto alto da solenidade aconteceu com a entrega da centelha às 30 RTs, que se iniciou pela 24ª RT, anfitriã do evento. Bertolini destacou a campanha ‘Laçando a corrupção’, que o MTG desenvolve em parceria com o Ministério Público, onde bandeiras do projeto foram entregues pelo promotor, Fernando Buttini, aos coordenadores de cavalgadas.
 
A solenidade abre oficialmente os festejos farroupilhas do Estado, que tem como tema ‘Nossas riquezas’. Nos próximos dias, segundo os responsáveis da comissão, diversas cavalgadas estão agendadas e vão passar por Venâncio, em busca de uma centelha. A estimativa é de que cerca de 3 mil cavalarianos visitem o Município desde a terça-feira, 14, até 8 de setembro.
 
Para Luce Carmen, passado o evento, só resta agradecer pelo envolvimento voluntário de cada um. Amanhã, às 19h30min, uma reunião de avaliação entre as comissões está marcada para acontecer no auditório do Parque do Chimarrão, onde também estão na pauta as programações da Semana Farroupilha.
 
JUVENTUDE
 
À tarde, sábado, aconteceu no auditório do Parque do Chimarrão, o Seminário Estadual da Juventude Gaúcha, onde mais de 250 jovens assistiram as palestras do ex-peão farroupilha Bruno Fernandes e de Airto Timm, um dos fundadores do departamento jovem do MTG. Os atuais coordenadores, Giordano Tarso e Adriane Rebecke, responsáveis pela organização do evento em parceria com prendas e peões estaduais, consideraram a participação acima da expectativa.
 
A palestra de Fernandes enfatizou o trabalho em equipe reforçou que o “problema não pertence apenas a uma pessoa da equipe”. Ressaltou ainda que conflitos existem para serem administrados. Timm, que falou sobre o 'Orgulho de ser gaúcho', reforçou também a necessidade de colaboração, refletiu sobre os concursos e competições. A primeira-prenda do estado, Raquel Pinheiro, destacou a importância de prendas e peões realizarem um bom trabalho, na divulgação da cultura, sem exageros, referindo-se a mostras folclóricas, dos concursos. Dinâmica e agradecimentos encerram o evento, com a entrega de certificados.
 
Fonte! Chasque de Beatriz Colombelli, publicado no sítio da Folha do Mate de Venâncio Aires (RS). Abra as porteiras clicando em http://folhadomate.com/noticias/96-cultura/4928-chama-crioula-parte-de-venancio-para-o-brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário