quinta-feira, 19 de maio de 2016

"Foi um ano inesquecível e maravilhoso”, afirma 1ª prenda do RS

Estamos a dois dias da Ciranda Estadual de Prendas. Passo Fundo receberá 90 candidatas, nas categorias Mirim, Juvenil e Adulta, que concorrem ao título máximo do tradicionalismo gaúcho.

Neste espaço, publicamos um artigo de despedida da atual Primeira Prenda, Marina Giolo, que passará a faixa no próximo sábado.

“Minha vivência tradicionalista iniciou desde criança na minha cidade natal, Vila Maria, onde aprendi a amar e respeitar o Estado em que nasci. O amor pelo tradicionalismo iniciou de forma natural e cresci dentro de um CTG fazendo dele minha segunda casa. Ensinamentos como união, trabalho e cordialidade foram alguns dos frutos que colhi através deste crescimento.

No mês de maio de 2015 realizei o meu grande sonho de ser uma prenda do RS. O título, representando a cidade de Passo Fundo, o CTG Lalau Miranda e a 7ª RT, foi algo antes inimaginável e que agora se tornava realidade. O título máximo da prenda gaúcha mais uma vez veio para a capital do Planalto Médio, terra de Teixeirinha e Capital Nacional da Literatura, sendo este o quarto título de 1ª Prenda do RS da cidade.

Este ano foi dedicado à representação da cultura gaúcha através do meu cargo, sempre cultivando e promovendo a nossa tradição por todos os lugares onde passei. Foram muitas viagens que fiz, entidades, regiões e pessoas que conheci, e principalmente, muito conhecimento adquirido através dos tradicionalistas que assim como eu, dedicam parte de sua vida a um CTG.

Ser a 1ª Prenda deste Rio Grande do Sul tão amado foi uma realização árdua. Anos de estudo, persistência, cirandas que vieram e foram. Desejo que a minha história possa servir de exemplo para todas as prendas que sonham de coração chegar aonde cheguei, junto com as demais. O segredo, além de estudo e dedicação, é ter fé e acreditar que os sonhos são possíveis, sem precisar desejar o mal para ninguém. Se merecermos e acreditarmos, com nosso coração iluminado e humilde, tudo se torna possível.

A cultura deste Estado é rica, valorosa, honrada e insubstituível. Foi esta cultura que me fez crescer tradicionalista e me enche de orgulho ter carregado este título inestimável. Não existem palavras suficientes expliquem o tamanho do orgulho de carregar em meus ombros este cargo que representa todas as mulheres gaúchas.

Agora, findando-se meu ano como Prenda do RS, entrego o cargo desejando sucesso e alegrias para a sucessora e as demais novas prendas do RS. Trabalharei para incentivar cada vez mais a participação dos jovens no meio tradicionalista, para que nossos CTGs estejam sempre cheios de vida, trabalho e união.

Despeço-me deste cargo com a sensação de dever cumprida e sempre grata a todas as vivências que tive. Agradeço à minha família, amigos tradicionalistas e a todas as pessoas que me receberam dentro das suas entidades, para sempre compartilharmos um pouco da cultura que cada um tem dentro de si.


Foi um ano inesquecível e maravilhoso”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário