domingo, 1 de maio de 2016

Ao som do acordeom

Aos dez anos, Renan segue os passos do pai e faz sucesso com instrumento musical


"Apesar de pouca idade, Renan toca com tranquilidade e desenvoltura" (Foto: Fernando Amarante)
Costuma-se dizer que a fruta nunca cai longe do pé. Que o filho do peixe, peixinho é, e, que o filho do artista, artista é. Ou pelo menos já está no caminho.

Por isso, quando um menino, com menos de dez anos, sobe ao palco num rodeio internacional, abre a gaita e toca com tranquilidade e desenvoltura, alguém pode pensar: é filho de peixe, no caso de um acordeonista.


O feito foi de um menino de dez anos, completados no dia 31 de março, chamado Renan Gomes Rousado, durante o 31º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria. A apresentação aconteceu no dia 30 de janeiro e rendeu a Renan o 2º lugar na categoria Gaita Piano Pré-Mirim, representando o Piquete da Tradição, de Alvorada, local onde é acolhido e incentivado.


Filho do acordeonista Juarez Rousado, do Grupo Marca de Campo, e de Gelsa Garcia Gomes, Renan, além da herança musical, aprimora o talento estudando gaita há dois anos na escola de música IEMAT, com o professor Valdemar Santos, que reconhece o talento e a dedicação do aluno, dizendo “que tem facilidade para pegar as explicações e executá-las”.


Sobre a conquista em Vacaria, Renan disse que foi “tranquila porque já está acostumado com as apresentações em palco”. Já o feito, o primeiro na categoria na 1ª Região Tradicionalista, que engloba Alvorada, foi reconhecido pelo Centro de Tradições Gaúchas/CTG Raça Gaúcha com a entrega de uma placa alusiva a conquista, e a participação no programa de Maria Luíza Benites, da Rádio Guaíba.


No próximo dia 23 de maio, o acordeonista vai representar o município no 32° Rodeio Crioulo Internacional de Osório, concorrendo na categoria Mirim. Renan mora em Águas Claras, Viamão, está na 5ª série do colégio Adventista, tem as irmãs Brenda e Bruna e um grande incentivador chamado Otacílio Fracasso que financiou parte da gaita piano que esta usando.


Fonte! Chasque com o retrato publicado no Jornal A Semana de Alvorada RS, edição de 29 de abril de 2016. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário