sábado, 24 de agosto de 2013

Favelão Gaudério. O Contraponto!

A DECLARAÇÃO DE CLÁUDIO KNIERIM FOI MESMO INFELIZ?

O meu amigo Cláudio Knierim, durante uma reunião da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas, alertou para os riscos de acidentes e incêndios no Parque da Harmonia durante o acampamento da gauchada. Usou a expressão “favelão gaudério” para exemplificar o improviso com que tudo estava sendo feito, apontando até a falta de hidrantes e a impossibilidade de uma operação de combate a um eventual sinistro. Pronto, foi o que bastou para que ele virasse alvo fácil dos cetegistas e da imprensa. Mas razão é algo que o amadorismo encobre e que os fatos descortinam.


Pois bem, agora todo essa desordem da implantação do acampamento veio à tona. As pessoas estão lá trabalhando sem nenhuma norma de segurança, desrespeitando as leis trabalhistas e o resultado não se fez esperar. Um trabalhador que estava montando um dos piquetes caiu de uma escada e teve o braço decepado por uma serra elétrica. Por pouco não perdeu a vida. E agora, gauchada policialesca? Não é tudo mesmo feito na base do empirismo? O Cláudio Knierim não tem nenhum embasamento? Por acaso suas edificações estão observando algum regulamento ou regulamento só serve para criar uma cultura oficial para o Rio Grande do Sul? 


Acho que suas mentes brilhantes não tratam de artigos somenos e de varejo. Agora foi um braço de um membro da arraia miúda. Mas vocês têm um desfile, uma ostentação, uma recriação artificial do passado para ordenar. O caos subjacente não pode ser apontado, muito menos nomeado. Cláudio Knierim deu aos membros do MTG a figura de linguagem trocada. Usou uma comparação enquanto eles esperavam, no máximo, um eufemismo bem comportado.

Fonte! Este é um chasque do jornalista Landro Oviedo, publicado no seu Blog no dia de ontem. Abra as porteiras clicando em http://www.landrooviedo.com/blog.php?idb=38796.

Nota do nosso blog!

Meteram o mango no Cláudio do IGTF. E agora como vai ficar?? O Cláudio estava ou não com razão? Não deu um incêndio, mas um braço foi decepado em acidente de trabalho.

E os bombeiros vão vistoriar os galpões do acampamento de Porto Alegre e de todo o Rio Grande, tal como fizeram (e fizeram bem) nos CTGs Rio Grande afora, após o trágico acidente na Boate Kiss em Santa Maria????

Para o vivente entender melhor, vamos ao "ponto", ou seja, o chasque que trata do afastamento do diretor Cláudio, após de manifestar e comparar o acampamento da capital gaúcha de "favelão gaudério". Abra as porteiras clicando em: http://sitiodogauchotaura.blogspot.com.br/2013/08/diretor-do-igtf-e-afastado-de-comissao.html

5 comentários:

  1. Prezado amigo Valdemar Engroff, entre a fala e a intenção, nem sempre o caminho é o mais direto. Mas as palavras servem para serem deturpadas ou compreendidas. Cada um age de acordo com seu interesse. No caso do Cláudio Knieram, preferiram desfazer do interlocutor a compreender seu alerta. Parece que um preço já está sendo pago por isso, com custo individual, familiar, social, econômico e previdenciário. O oficialismo mostra-se infenso a críticas, mesmo que elas sejam construtivas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Landro! Quando a coisa vai de forma quase que ditatorial, policialesca, existe o risco de se cometer injustiças. Acho que cometeram injustiça com o Cláudio, com o estardalhaço que foi, afastando ele da comissão dos festejos.

      Baita abraço

      Valdemar Engroff

      Excluir
  2. Prezados
    Tenho observado os acontecimentos e os comparado com a história.
    Temos hoje vários movimentos reivindicatórios, uns até anarquistas, mas vivemos tempos de democracia, e nada pode-se dizer ao contrário. O povo tem direto a se posicionar. Por outro lado, parece repetir-se a década de 40 quando aqueles guris, se levantaram contra o americanismo que ameaçava nossa Tradição.Hoje estamos dotados do modernismo da Internet e discutimos no bom sentido, Tradicionalismo, aqui nesta plataforma.Fatos inaceitáveis como o incêndio da Boate Kiss, trouxe já sem tempo, medidas mais rígidas e preventivas quanto a incêndio, e estas chegaram aos nossos CTG's. É visivil a vulnerabilidade, ao fogo, embora desconheça um acontecimento mais grave. A modernidade chega, traz com ela a Globalização, o mundo dentro da nossa casa, depois de alguns clic's. A tradição como ela era, já não se sustenta mais, precisa se adequar aos conceitos de segurança, como todos outros seguimentos da sociedade. O que não podemos é perder a essência do Movimento Tradicionalista, semeando cada vez mais em nossas crianças a boa semente, para que ele não morra.
    Espero ter me feito entender, senão, ter dado motivos para se pensar.
    Abraço

    Edson Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia Edson!

      Muito rico o teu chasque. Concordo plenamente que a tradição precisa se inserir na internet, nas midias sociais. CTG que se preza precisa manter ativo pelo menos um blog, uma página da mídia social do Facebook ou similar.... Muitas Regiões Tradicionalistas do nosso Estado não tem nada disso. Estas, na minha opinião estão fora do contexto, da mídia eletrônica

      Mas há males que vem para o bem. Depois do incêndio de Santa Maria, TODOS os CTGs de Alvorada foram intimados pelos bombeiros e precisam fazer melhorias (muitos já estão na ponta dos cascos neste quesito, a troco de grande valor monetário). Todos vão ter que implantar uma rede elétrica segura, ter extintores e as barras anti pânico, além de portas largas e de acordo com o tamanho dos galpões e várias saídas de emergência.

      E em relação ao Acampamento Farroupilha de Alvorada, segundo o subcoordenador Giovani Lemmann, os bombeiros exigem um projeto, com instalação de extintores que tenham um alcance de dez metros de raio, além de que todos os galpões da praça terem que seguir normas de segurança e prevenção contra incêndios. Isto quer dizer que o acampamento local vai precisar ter várias centrais instaladas com extintores de incêndio.

      Aí eu pergunto! Em relação ao "incidente" no acampamento de Porto Alegre, o Cláudio do IGTF não tinha razão? Os que o afastaram não deram um tiro no pé???? Se em Alvorada é exigido um projeto no acampamento, pelos bombeiros (e eles estão corretos na exigência) para prevenir acidentes - incêndios, no mega acampamento em Porto Alegre, o que teremos em termos de segurança contra incêndios?

      Excluir
    2. Boa Noite, Valdemar

      Dando uma passada agora pelo teu Blog, vi que me havia respondido. Não vou me alongar, pois este assunto dá pano para manga. Temos eu e tu, amigos lá no IGTF, também no MTG, e não queremos gerar constrangimentos. Mas o tiro foi no pé, e o furo bem grande.Um abraço e e bom mês Farroupilha.

      Excluir