domingo, 4 de agosto de 2013

Convenção Tradicionalista: Aos poucos as melancias se ajeitam....

 
Parece que, aos poucos e com bom senso, as coisas vão pegando rumo em relação a indumentária preconizada pelo MTG.

Depois de diversas proposições inóquas aprovadas como "Diretrizes das Pilchas" e que entraram em vigor em 30 de julho de 2011 o Movimento, dentro do processo democrático e normativo, vê seus conselheiros e coordenadores buscarem corrigir, através de aprovações a novos projetos, o que nunca deveria ter sido mexido.
 
Na mais recente Convenção Tradicionalista ocorrida neste domingo, em Porto Alegre, foram liberadas a boina e a jaqueta como "novas" integrantes da pilcha campeira. No caso da jaqueta, precisa ter botões e punhos, e não pode ser de nylon ou couro.
 
Louvo aos autores da proposição e aos que votaram pela aprovação deste projeto mas penso que o alcance poderia ter sido maior. E as alpargatas? Não é o mesmo caso da boina? As justificativas não poderiam ter sido aproveitadas para este "chinelo" gaúcho que todos usam na hora do descanso, mas que não fazem parte (no papel) das pilchas gaúchas?
 
E as bombachas serranas, abolidas por esta mesma diretriz (mas isto é outra história)?
 
Falando em bombachas, ainda bem que a relatora deu voto contrário (no que foi seguida por imensa maioria dos convencionais) a uma proposição mirabolante vinda da 23ª RT que obrigava a presença de favos nas laterais das bombachas, em competições campeiras.
 
O argumento da proponente era forçar a utilização de bombachas largas, exigida pelas regras atuais.
 
Tal proposta, se alcançasse seus intentos, estaria incorrendo no mesmo erro que determina a largura mínima para as bombachas, ou seja, não reconhece as características regionais de cada parte do Estado. A bombacha com favos, inclusive de botões de cima a baixo, é um costume serrano que se espalhou por algumas localidades centrais do Rio Grande, mas que não chegou com muita força na fronteira. Estariam, se aprovada a proposta, generalizando, robotizando a pilcha gaúcha e obrigando os fronteiriços a usar uma peça que não é de seu costume (assim como obrigam os serranos a usar uma bombacha larga).

São estes entraves burocráticos, normatizações, que deram origem a uma nova entidade que ora tenta aglutinar parceiros, ou seja, a Federação de Laçadores.
 
Antes de escrever esta postagem fui dar uma nova bombeada nas Diretrizes das Pilchas e fiquei impressionado com um regramento que eu nem tinha notado. Até a SOLA da tuas botas tem que estar de acordo com o preconizado pelo Movimento. Vejam o que prescreve o item 4 ao falar sobre as botas: 4) Solado: o solado deve ser de couro, podendo ter meia sola de borracha ou latex. A altura máxima de um centímetro (entra em vigor em 1º de janeiro de 2012).
 
Aí é demais.
 
Aliás, se eu fosse integrante do MTG, iria propor as Diretrizes das Pilchas com um único artigo, pois não adianta encher de regramentos e os próprios tradicionalistas não respeitarem. Tal artigo seria seria assim redigido:
 
NO USO DA PILCHA GAÚCHA, RESPEITAR AS CARACTERÍSTICAS E OS COSTUMES REGIONAIS DE CADA PARTE DO ESTADO

Mas para que estas coisas mudem, tem que fazer como meu amigo Jeândro Garcia, isto é, filiar-se ao MTG, e nas Convenções propor e defender suas idéias. Com o tempo e com o andar da carroça, as melancias vão se ajeitando. 
 
Fonte! Sítio do meu amigo Léo Ribeiro de Souza - o Blog do Léo Ribeiro. Abra as porteiras: http://blogdoleoribeiro.blogspot.com.br/2013/07/aos-poucos-as-melancias-se-ajeitam.html
 
.................................
 
Observação! Muitas vezes são aprovados regramentos em congressos e convenções, que simplesmente engessam a nossa tradição. Basta ver os barbarismos listados acima pelo meu amigo Léo Ribeiro de Souza.
 
Anos atrás era expressamente proibido o uso de cobertura dentro das entidades tradicionalistas. Mas a reclamação era geral em relação aos artistas (os músicos), pois, o chapéu faz parte da imagem do artista....
 
Já imaginaram o Walther Moraes sem o seu tradicional chapéu???? Anos depois, em convenção, foi liberado o chapéu para os artistas....
 
O tradicionalismo deve ser e acontecer ao natural. Tem coisas que não dá pra aceitar, como o diâmetro da sola da bota. Não dá, assim como não dá, "medir a barriga para calcular a largura das bombachas"..... São absurdos como estes que engessam o tradicionalismo e estes absurdos vem somar pontos para o afastamento de tradicionalistas do Movimento Tradicionalista.
 
Valdemar Engroff - o gaúcho taura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário