sexta-feira, 21 de junho de 2013

Coluna Tradição e Cultura Jornal A Semana de Alvorada / RS - 21.06.13

TRADIÇÃO & CULTURA
Alvorada – Capital da Solidariedade    
  DOIS BONS EXEMPLOS DO PIONEIRO 35 CTG

         Todas as entidades tradicionalistas que tem como objetivo ser casas de bailes estarão fadadas a desaparecer ou vão ter que mudar de nome e se tornar bailões. Por isso, nos CTGs, Piquetes e similares, em primeiro lugar, cultuamos as tradições do nosso Estado e de acordo com o artigo 1º da Carta de Princípios do Movimento Tradicionalista, nos colocamos à disposição do Estado – isto quer dizer, nos colocamos à disposição da sociedade onde esta entidade tradicionalista está inserida (bairro, cidade, região).
         Louvável e com merecidos aplausos para as duas propostas de eventos que vão acontecer no galpão do 35 CTG. Ambos se confundem e são de alta relevância e inclusão social.
         No dia 06 de julho inicia um curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais). A duração será de três meses, sendo realizado aos sábados, das 14hs às 17h, na sala do Conselho de Vaqueanos da entidade. Os valores são de R$ 250,00 à vista ou então R$ 100,00 mensais, estando incluídos os polígrafos, as aulas, a música, e a língua de sinais para conversação com surdos. O curso será ministrado por Leda Salvi, Informações pelos fones (51) 3336-0035 e/ou (51) 8588-2924.
         A outra oportunidade que o 35 CTG oferece para a sociedade é a criação da sua invernada de danças direcionada para surdos. Seu chasque diz:  “já quebramos todas as barreiras.... se você tem deficiência auditiva, venha dançar na invernada de surdos”. Os ensaios acontecem aos sábados, das 9h às 11h. Contatos com a professora Leda pelo fone (51) 9371-6127.

CTG AMARANTO PEREIRA

         A patronagem do CTG Amaranto Pereria boleia a perna e convida a gauchada para particpar nas sextas-feiras, do tradicional jantar campeiro. E no dia 21 de junho, iniciou o tradicional curso de danças gaúchas de salão (fandango). O curso é ministrado por Machado e Libra Severo. Contatos com os instrutores pelos fone 8442-5833 ou 3364-5883 (à noite) ou pelo chasque eletrônico librasev@hotmail.com. O CTG fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve. As inscrições continuam abertas

FASE REGIONAL DA 44ª CIRANDA DE PRENDAS

         Estamos às portas da fase regional da 44ª Ciranda e do 26º Entrevero de Peões, que acontecem nas trinta regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul. Na 1ª Região Tradicionalista, teremos a seguinte programação:
1 - Dia 22 de junho, na sede da 1ª RT – tivemos a mostra folclórica e as provas artísticas, para as prendas que concorrem nas três modalidades (mirim, juvenil e adulto) e para os peões e guris;
2 – Hoje – dia 23, para os peões, teremos as provas campeiras na sede campeira do CTG Gomes Jardim (Guaíba);
3 - No dia 29, a prova escrita será na sede da 1ª RT e à noite. O fandango (com pilcha completa e obrigatória), e a promulgação dos resultados, vão acontecer no DTG Cancela da Liberdade, do Clube Caixeiros Viajantes, em Porto Alegre, sob o comando musical do Grupo Tetúlia Gaúcha (o fandango não será no galpão do DTG Lenço Colorado, entidade da atual 1ª Prenda Regional, devido às obras do Estádio Beira-Rio).
Na fase estadual da 44ª Ciranda Estadual de Prendas, que será realizado em maio de 2014, sem Santa Maria, vão participar as primeiras prendas mirim, juvenil e adulto, que vamos conhecer na noite do dia 29 de junho, assim como os peões e guris vencedores da fase regional, vão encarar a fase estadual no ano que vem na cidade de Giruá.

EVENTO NACIONAL PRA XIRUZADA

Um evento direcionado pros veteranos, pra xiruzada do Rio Grande e do Brasil, está na programação do CTG Rancho da Saudade. É o 1º Festival nacional de Veteranos, que será realziado no seu galpão nos dias 29 e 30 de junho. Teremos como atrações as seguintes modalidades: danças tradicionais ( além da melhor entrada e melhor saída); declamação, intérprete vocal, chula, truco, danças de par. Na modalidade danças tradicionais, bons prêmios em dinheiro, do  primeiro ao décimo lugar. Contatos com o partão Vallandro pelo fone (51) 9808-3332. O CTG fica na Av. Frederico Ritter, 2.626, cidade de Cachoeirinha. 

Valdemar Engroff

Nenhum comentário:

Postar um comentário