sexta-feira, 14 de junho de 2013

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada: 14.06.13



TRADIÇÃO & CULTURA
Alvorada – Capital da Solidariedade


GRANDE JANTAR-BAILE DE ANIVERSÁRIO

         Em junho de 1986 – há 27 anos, foi fundado o terceiro CTG de Alvorada. Nascia o CTG Sentinelas do Pago. E para comemorar este memorável data, a patronagem programou um grande jantar-baile tendo comida campeira no cardápio (carne de panela, feijão, arroz, mandioca e saladas diversas). A animação será por conta do Grupo Tira Lasca. Contatos pelos fones (51) 8431-1358 ou (51) 9341-7742. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 216, no bairro Maria Regina, em Alvorada.
E nos dias 12 a 14 de julho, será realizado o 8º Rodeio Artístico e Cultural Beno Sherner. A programação do rodeio já está no galpão virtual do CTG. Basta abrir as porteiras clicando em www.sentinelasdopago.blogspot.com

CTG BENTO GONÇALVES DA SILVA I

Neste sábado – 15 de junho, o CTG Bento Gonçalves da Silva, abre as porteiras do rancho para um grandioso jantar-baile dos namorados, tendo no cardápio a tradicional comida campeira. Na animação o Grupo Sina Fandangueira. Contatos pelos fones (51) 3442-3260 ou (51) 8406-8566. O CTG fica na Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada, em Alvorada.

JANTAR-BAILE DE FORMATURA DE FANDANGO

         A Academia de danças gaúchas de salão Alma Gaúcha te convida para participar no dia 15 de junho, do grande jantar-baile de formatura de fandango em Alvorada, no Galpão Gaúcho do Nikos. A animação será por conta do Grupo Querência Missioneira. Informações pelos fones (51) 8442-5633 ou (51) 3364-5883 (à noite). O galpão fica na Estrada Frederido Dihel, 4149, no bairro Jardim Alvorada.

CTG COXILHA ABERTA

         Logo ali, na capital gaúcha, no galpão do CTG Coxilha Aberta, teremos neste dia 15 de junho, o grande jantar-baile de posse da nova patronagem. Será o retorno ao comando do galpão do grande amigo Brizolla. No cardápio, churrasco (gado, porco, galeto), arroz e saladas diversas. A animação será feita pelo Grupo Coração Gaúcho.
         E não percam que Porca Véia vem aí: será no dia 05 de julho. Os convites já estão disponíveis. O CTG fica na Av. Silvestre Felix Rodrigues, 1285, no Bairro Costa e Silva, em Porto Alegre.

CTG BENTO GONÇALVES DA SILVA II

         No dia 20 de junho, às 20h, teremos em Alvorada mais um grande evento cultural, onde Cesar Tomazzini Liscano vai proferir uma palestra no galpão do CTG Bento Gonçalves da Silva, onde vai abordar “Jovem Tradicionalista, Atitude e Compromisso”. 
         O convite é para todos os CTGs e Piquetes da nossa cidade e seus respectivos departamentos culturais, para que participem, levando os jovens das suas entidades. O CTG fica na Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada.

CTG AMARANTO PEREIRA

         A patronagem do CTG Amaranto Pereria boleia a perna e convida a gauchada para particpar nas sextas-feiras, do tradicional jantar campeiro. E no dia 21 de junho, inicia o tradicional curso de danças gaúchas de salão (fandango). O curso será ministrado por Machado e Libra Severo. Contatos com os instrutores pelos fone 8442-5833 ou 3364-5883 (à noite) ou pelo chasque eletrônico librasev@hotmail.com. O CTG fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve.

FASE REGIONAL DA 44ª CIRANDA DE PRENDAS

         Estamos às portas da fase regional da 44ª Ciranda e do 26º Entrevero de Peões, que acontecem nas trinta regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul. Na 1ª Região Tradicionalista, teremos a seguinte programação:
1 - Dia 22 de junho, na sede da 1ª RT – mostra folclórica e as provas artísticas, para as prendas que concorrem nas três modalidades (mirim, juvenil e adulto) e para os peões e guris;
2 - Dia 23, para os peões, teremos as provas campeiras na sede campeira do CTG Gomes Jardim (Guaíba);
3 - No dia 29, a prova escrita será na sede da 1ª RT e à noite. O fandango (com pilcha completa e obrigatória), e a promulgação dos resultados, vão acontecer no DTG Cancela da Liberdade, do Clube Caixeiros Viajantes, em Porto Alegre, sob o comando musical do Grupo Tetúlia Gaúcha (o fandango não será no galpão do DTG Lenço Colorado, entidade da atual 1ª Prenda Regional, devido às obras do Estádio Beira-Rio).
         Na fase estadual da 44ª Ciranda Estadual de Prendas, que será realizado em maio de 2014, sem Santa Maria, vão participar as primeiras prendas mirim, juvenil e adulto, que vamos conhecer na noite do dia 29 de junho, assim como os peões e guris vencedores da fase regional, vão encarar a fase estadual no ano que vem na cidade de Giruá.
        

Valdemar Engroff

Nenhum comentário:

Postar um comentário