segunda-feira, 10 de junho de 2019

Ciranda e Entrevero Regionais da 23ª Região Tradicionalista do RS

Dia 29 de junho, em Osório, acontecerá a 50ª Ciranda Cultural de Prendas e do 32º Entrevero Cultural de Peões, no CTG Estância da Serra. Esta entidade de 51 anos e muitas boas história pra contar, por onde passaram e mantem grandes tradicionalistas de nossa região.
Para que todos relembrem ou conheçam, postaremos um breve histórico que nos foi enviado pela 1ª Prenda Juvenil do RS, Isabella Nunes da Silva.
Em 02 de abril de 1968 foi fundado o CTG Estância da Serra.
O CTG Estância da Serra foi fundado com o objetivo de receber o Concurso Estadual da Mais Linda Prenda do RS, já que no ano anterior a nossa prenda Lizette Rolim recebeu este título e precisava sediar o evento no ano seguinte.

Com a ajuda e o empenho da comunidade Osoriense e liderados pelos Senhores Darcy Azevedo, Arthur Raupp e Rubem Ramos, em 104 dias foi construída a sede do CTG, sendo seu primeiro patrão o Senhor Darcy Azevedo.
Passamos por um incêndio e uma tempestade que destruiu a sede, mas mais uma vez a comunidade Osoriense se uniu para reerguer a nossa entidade.

E então passamos a representar nossa cidade e nossa entidade através das Invernadas artísticas e grupos musicais, em 1985 fomos campeões com a Invernada Adulta do Mobral, e em 1991, tivemos a 2ª Prenda do RS Gilmara Silveira. 

Participamos dos mais diversos eventos artísticos, campeiros e culturais através dos seus representantes na mais diferentes modalidades no nosso Estado, e em Festivais pelo País, como Minas Gerais e São Paulo e ainda Festivais Internacionais na Alemanha, Holanda, Bélgica, República do Uruguai e República da Argentina. 

No ano de 2016 o CTG Estância da Serra conquistou juntamente com a Isabella Nunes da Silva e a nossa 23ª RT o título de 3ª Prenda Mirim do Rio Grande do Sul que depois de 16 anos veio para a nossa 23ª Região Tradicionalista e depois de 25 anos o Estância da Serra trouxe outra prenda estadual.

Em 2018, a invernada Veterana do CTG Estância da Serra conquistou o título de Campeã Estadual através do FESTXIRÚ, um evento que reunia invernadas artísticas na categoria Xirú e Veterana sendo um título inédito para essa entidade além da conquista do título de 1ª Prenda Juvenil da 23ª RT com Isabella Nunes da Silva.

Nesse ano, nos dias 17, 18 e 19 de maio, novamente a jovem Isabella Nunes da Silva participou de uma Ciranda Cultural de Prendas em sua fase Estadual trazendo para a 23ª Região Tradicionalista e para o CTG Estância da Serra a faixa de 1ª Prenda Juvenil do Estado do Rio Grande do Sul.

O CTG se orgulha muito de ter tido toda essa trajetória imensa no nosso tradicionalismo e continuará tendo com certeza muitos jovens conquistando títulos para nossa entidade, nossa região e para o nosso estado.

O atual Patrão é o Sr Laureano Pacheco e o Capataz Rodrigo Ibañez da Silva.

Temos como lema: “ Tradição, Marco do Passado e Esteio do Futuro.”
Fonte! Sítio Facebook  da 23ª Região Tradicionalista do Rio Grande do Sul - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário