quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada - 19.09.18


Os Festejos Farroupilhas continuam

 Lá se vai para o fim o 11º Acampamento Farroupilha Sócrates Carvalho, com a novidade que vamos ter prorrogação, pois em vez de terminar dia 20, vai até domingo, dia 23. Tivemos até o momento vasta programação cultural, rondas crioulas, festival de trovas, tiros de laço, palestras culturais, saúde e ação social e atrações musicais, com destaque para a música tradicionalista da nossa cidade. 

Saúde e ação social no Acampamento Farroupilha

Comemorar a data farroupilha é pensar também no presente e no futuro e com saúde. E no dia 15 de setembro tivemos no Acampamento a Ação Social, realizada pela Secretaria Municipal da Saúde com o apoio do tradicionalismo local, com avaliações e orientações de saúde, vacinas, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite; verificação de pressão, orientações sobre tuberculose, setembro amarelo, combate a dengue e atividades da Primeira Infância Melhor (PIM). Além disso o Instituto de Asma e Alergia do RS (IAAR-RS) também participou oferecendo picos de fluxo e avaliação de capacidade respiratória.

O tradicionalista gaúcho em sua Carta de princípios, aprovada no 8º Congresso Tradicionalista, em Taquara em 1961 traz em seu artigo 1º “Auxiliar o Estado na solução dos seus problemas fundamentais e na conquista do bem coletivo”. E fazer uma parceria como esta no Acampamento é motivo de aplausos.
 
Fandango de Encerramento dos Festejos Farroupilhas

 Após o encerramento dos festejos farroupilhas em Alvorada, acontece o fandango, que este ano coube ao CTG Tradição realiza-lo e organizá-lo. Será no dia 29 de setembro, com a animação do Grupo Mas Tchê. Convites com as patronagens do CTG Tradição, demais CTGs da cidade e membros da Subcoordenadoria. Contatos com o Subcoordenador Spanhol pelo fone/zapp (51) 991.917.411. O CTG fica na Av. Ildo Meneguetti, 360, no Jardim Aparecida.

CTG Amaranto Pereira

Vai começar novo curso de danças de fandango (básico e avançado) no CTG Amaranto Pereira. Será no dia 28 de setembro, com seguimento nas sextas-feiras, a partir das 20h30min, com os instrutores Machado e Libra Severo. Contatos com os instrutores pelos fones (51)984.425.633; 996.302.620 ou 3447.5211. Ou então com o patrão Adair Rocha pelo fone (51) 999.990.294. O CTG fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve.

CTG Maragatos

Neste sábado, dia 22 de setembro teremos jantar-fandango de formatura no CTG Maragatos. O curso é ministrado pelos instrutores Cleonir e Rosângela, da Academia de Danças Estampa Gaúcha. Na animação o Grupo Coração. Contatos com os instrutores pelos fones/zapp (51) 994.420.205 ou 993.630.830. O CTG fica na Rua Ouro Preto 408 A, no bairro Auxiliadora em Porto Alegre. 

CTG Estância do Rubem Berta

O CTG Estância do Rubem Berta boleia a perna e lança ao convite para as entidades tradicionalistas de capital e de toda esta terra em redor que chamamos de mundo para participar do 3º Encontro e Amostra Folclórica de Danças Tradicionais, que será realizado em seu galpão no dia 30 de setembro. Às 8h30min, cadastramentos e inscrições dos grupos de danças e dos almoços de cada integrante; às 9h30min, início das apresentações conforme ordem de sorteio. As inscrições já estão encerradas. Mais informações com o patrão Alex Lima pelo fone/zapp (51) 985.415.429. O CTG fica na Av. Prof. Osvaldo Augusto Theisen, 280, no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre - RS.

Valdemar Engroff

Nenhum comentário:

Postar um comentário