quinta-feira, 28 de abril de 2011

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada 29/04/11

TRADIÇÃO & CULTURA
Alvorada – Capital da Solidariedade

A VOLTA TRIUNFAL DO GRITOS DO QUERO-QUERO
Bueno! “Sou grito do quero-quero / No alto de uma coxilha / Sou herança das batalhas / Da epopeia farroupilha..”. Foi com estes versos de Iedo Silva, que no último sábado, nos estúdios da ZYU 395 – Rádio Acácia FM 87.9, com o costado do diretor Flávio Alves, se reencontraram à frente dos microfones Ary Fialho e Valdemar Engroff, para comandar novamente o programa Gritos do Quero-Quero, um dos programas de maior audiência desde o seu surgimento na emissora, quando era de responsabilidade dos CTGs Amaranto Pereira e Chilena de Prata. Como naquela época, o programa vai primar pela tradição gaúcha, na divulgação dos chasques, na música, nas entrevistas e nos programas especiais. O programa vai animar a gauchada das 8 às 10h todos os sábados.

A rádio foi fundada no dia 19 de abril de 1998. A outorga foi concedida pelo Ministério das Comunicações em março de 2010. Seus diretores são: Adélia Maria Milani (diretora geral); Paulinho de Oliveira (diretor administrativo) e Flávio Roberto C. Alves (diretor operacional). Os estúdios estão localizados na Rua 12, nº 7, no Jardim Algarve e em breve a emissora estará conectada na internet, junto com a Tchê TV.


MORREU A ALEGRIA DE BOMBACHAS
Bueno! Foi com este título que Tânia Goulart iniciou o seu chasque a respeito da morte de Rui Biriva, no sítio ABC do Gaúcho, no Diário de Canoas. Biriva morreu no dia 25 de abril, às 22h45min, no Hospital de clínicas em Porto Alegre.

Rui Biriva nasceu em Horizontina como Rui da Silva Leonhardt. Filho de Adalíbio e Malvina, pequenos agricultores. Rui era o caçula de outros três irmãos. Aos 12 anos já participava dos festivais estudantis de música. Aos 14 anos conquistou seu primeiro prêmio, o 3° Festival Estudantil da Canção (FEC), da cidade de Três de Maio, interpretando a música "Good Bye My Love Good Bye", de Demmis Roussus. Foi lá que entrou para seu primeiro grupo musical, o Magia Som, conjunto de covers que interpretava músicas de nomes como: Led Zeppelin, Yes, Deed Purple, Elton Jonh e Rod Stewart. Apresentavam-se, principalmente na região de Santa Rosa. O sucesso e o apelido Biriva, vieram na década de 80. Em 1981 foi convidado pelo prefeito de Horizontina, Irineu Colato, seu professor na escola, para virar seu assessor em Brasília, depois que este se elegeu deputado federal. Logo depois, porém, o músico desistiu de trabalhar na capital federal, e pediu para ser transferido para Porto Alegre. Na Assembleia Legislativa, foi convidado a interpretar a música Birivas, na 4ª Seara da Canção, em Carazinho, em 1984. Aliada à interpretação do cantor, a composição vence a linha Galponeira do festival, e Biriva leva o prêmio de melhor intérprete do evento e o novo batismo, com seu nome associado à canção. Também realizou o sonho de trabalhar em televisão e era cônsul itinerante do seu time do coração: o Grêmio de Porto Alegre.


2º FESTINIL – FESTIVAL JUVENIL
Bueno! A coordenadoria da 1ª Região Tradicionalista do RS,  juntamente com a Patronagem do CTG Aldeia dos Anjos, em parceria com a Prefeitura de Gravataí, boleiam a perna e convidam todas as Entidades Tradicionalistas coirmãs, para participarem do 2ª FESTINIL – Festival Juvenil, nos dias 30 de abril e 1ª de maio do corrente ano, nos galpões do CTG Aldeia dos Anjos, com a seguinte programação:

Dia 30 de abril – sábado: 10h - Dança de Salão; 10h - Intérprete Vocal (F/M); 10h - Declamação (F/M); 15h - Dança de Par.

Dia 01 de maio – Domingo: 10h - Chula; 13h - Abertura Oficial; 14h - Danças Tradicionais; 18h - Entrega de Troféus/Encerramento.

O CTG Aldeia dos Anjos fica na Rua Adolfo Inácio Barcelos, 1553, em Gravataí, na 1ª Região Tradicionalista do RS.


CHASQUES DA SUBCOORDENADORIA
Bueno! Dia 2 de maio vai acontecerá charla mensal da Subcoordenadoria de Alvorada, no CTG Campeiros do Sul. E no dia 3 de maio, na terça-feira, também acontecerá no mesmo local, o evento promovido pela câmara municipal, o Destaque Tradicionalista, como homenagens a diversos tradicionalistas locais. Informações com o Subcoordenador Giovane pelo fone 051.9149.4977. O CTG fica na Av. Maringá, 720, em Alvorada, na 1ª Região Tradicionalista do RS


CTG AMANHECER NA QUERÊNCIA
Bueno! O CTG Amanhecer na Querência te convida para o tradicional jantar-baile das chinocas, no dia 7 de maio. A novidade é que “mãe acompanhada não paga ingresso e nem janta e ainda vai participar do sorteio de um forno elétrico e muitos outros brindes”. No cardápio meio galeto e acompanhamentos. A animação será com o Grupo Moda Antiga, de Sapucaia do Sul. Informações com o patrão Nereu pelo fone 051.9241.1390. O CTG fica na Rua Tramandaí, 76, no Jardim Alvorada, em Alvorada, na 1ª Região Tradicionalista do RS.


Valdemar Engroff
Fone 051.3443.4125 noite
Celular 051.9966.5164
valdemar@engroff.com.br
www.sitiodogauchotaura.blogspot.com
www.obolsodabombacha.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário