sexta-feira, 12 de abril de 2019

Chasque do Ricardo Casca Pereira no Informativo Regional - 11/04/19


Peço licença à indiada para apresentar este texto, lembrando que: “qualquer semelhança, com fatos ou acontecimentos reais, terá sido mera coincidência”! Obrigado ao escritor/poeta Gilberto Domingues Werner, que me encaminhou, lá da Praia de Belas em Porto Alegre, que vai fazer muita gente se reportar no tempo!            
A CARNE DO CORDEIRO

            “Era inverno na fria manhã daquele dia. Saíramos bem cedo após o café com leite em xícaras grandes. Tivera o cuidado de levar - embalado em saco plástico - a paleta do cordeiro ¨Corriedale¨que ficara à noite em ¨marinaio¨. 

            Levara também bolinhos de arroz com espinafre que dona Almerinda fizera para me agradar. Ninguém sabia fazer esses bolinho iguais à ela. Tinham o gosto do ¨quero mais¨, sempre. Não eram gordurosos e o espinafre dava um gosto típico com a pimenta. Manhãzinha e o campo estava com poças dágua da chuva da noite passada. Ao longe, ainda se podia observar no horizonte os raios da chuva que se afastava. Não possuíam som algum, apenas riscos de luz onde o campo juntava-se com os céus.

            Procurávamos por falhas no arame das cercas e ¨seu¨Ramiro havia levado uma pequena pá para consertar a terra das ¨taipas¨do arroz. Os cavalos eram bons e tranquilos. A manhã transcorreu e passou rápido com o céu nublado e sempre ameaçando chover. O ar úmido trazia um forte cheiro de terra molhada e se podia ouvir ainda os gritos dos ¨quero queros¨que se encontravam por toda parte. Até o gado parecia triste, sem movimento algum, devido, talvez ao campo molhado e frio.

              Aos poucos a fome foi chegando. Era como se esperássemos por aquele momento.

            Encontramos um lugar bom e alto ao lado de uma grande árvore. ¨Seu¨ Ramiro apeou-se do cavalo e tirou o casaco. Em seguida se pôs a cavar na terra úmida. Cavou um pequeno buraco, quase plano e colocou restos dos galhos que encontrou espalhados por sobre a pequena colina. Quase todos estavam molhados ou úmidos e começaram a ¨chiar¨ e estalar assim que o fogo começou com pequenas fagulhas. ¨Seu¨Ramiro sabia fazer um fogo bom e sabia montar muito bem. Não era de muita conversa. Perguntava o essencial. Eu o admirava e o respeitava. A sua figura era assim por todos conhecida e não lembro quando o conheci.

            A paleta do cordeiro tinha um cheiro bom quando começou a assar e a fumaça se espalhar por entre a copa das árvores. Ainda tínhamos de andar por um tempo seguindo a cerca que se estendia até a encosta da colina. O cheiro dos cavalos suados era, para mim, ainda melhor que o agradável cheiro da carne do cordeiro que provinha das brasas. Os bolinhos de espinafre ia come-los depois, quando voltássemos na tardinha.

            Eram dias muito bons e sempre aprendia muito, mesmo com o silêncio do ¨seu¨Ramiro. Hoje sinto falta, muita falta daquele tempo.” 

Acordo de cooperação entre MTGs é pauta de reunião do Conselho da CBTG

            O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Nairo Callegaro, participou no final de semana de reunião do Conselho Diretor da CBTG – Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha, presidida por João Ermelino Mello, realizado em Chapecó/SC, durante o Encontro da Juventude Tradicionalista.

            Segundo Callegaro, o acordo de cooperação dos três estados do sul, assinado em janeiro, foi uma das pautas em destaque. “Foi acolhido e aprovado por todos como uma grande iniciativa de um trabalho de unificação e união de todas as federações e a partir deste momento iremos dar continuidade às tratativas junto com todos os MTGs de forma coletiva e igualitária”, afirma. 

Sandra Veroneze
Assessoria de Imprensa MTG 

            Vem aí programação especial de aniversário do Chimarreando, muitos brindes, acompanhe aos domingos e saiba como participar!

            “Tá” esperando o quê, te aprochega tchê!      106.1 – Maristela FM – Torres/RS.

Fonte! Chasque de autoria de Ricardo "Casca" Pereira, publicado nas páginas do Jornal Informativo Regional, da cidade de São João do Sul - SC, na sua coluna "Chimarreando com Casca e Tudo", na edição do dia 11 de abril de 2019. 

Ricardo também produz e realiza o programa gaúcho "Chimarreando com Casca e Tudo", aos domingos, na Rádio Maristela FM, da cidade de Torres, das 10 às 13h. Sintonize abrindo as porteiras clicando em www.radiomaristelafm.com.br


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário