quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada RS 01.09.17



Festejos Farroupilhas! O retorno de Mostardas

         A ida em caminhão boiadeiro e de apoio rumo a Mostardas, em busca da centelha da Chama Crioula, acesa para todo o Rio Grande na “pedra de Anita”, em 12 de agosto, aconteceu no dia 31 deste mês. O pouso aconteceu no parque de rodeios do CTG Tropeiros do Litoral. E o retorno acontece desde o dia 1º de setembro, com a alvorada, café campeiro e cavalgada, esta iniciando pelas 7h. Neste dia o trajeto foi de 35,6km. Amanhã, dia 2, o trajeto será de 24 km. Domingo, dia 03, serão 37 km no casco. Na segunda-feira, dia 04, a cavalgada da Chama Crioula está aportando em Capivari do Sul, depois de percorrer 35 km, onde o pouso será no parque de rodeios da cidade. Dia 5, após percorrer no casco mais 35 km, o pouso será no CTG Tropeiros do Morro Grande, em Águas Claras, Viamão. Na sexta-feira, dia 06, a saída será às 10h onde vão cavalgar 19 km até o acampamento da ETA, em Viamão. No dia 07, com saída ao meio-dia, após percorrer 18 km, chegarão até o Acampamento Farroupilha em Alvorada, por volta das 15h, quando serão abertos oficialmente os Festejos Farroupilhas na Capital da Solidariedade.
         E se alguém quiser ir ao encontro dos nossos campeiros, basta entrar em contatos com o diretor campeiro Luciano Buzinello pelo fone (51) 998.919.271.

Os Festejos Farroupilhas vão começar!

         O nosso Acampamento Farroupilha, que surgiu timidamente no primeiro ano do primeiro mandato, em 2005, do prefeito João Carlos Brum, está crescendo a cada ano que passa, com a instalação dos galpões dos CTGs locais, alguns de fora da cidade, Piquetes e galpões de empresas do município. E estes galpões devem estar concluídos no dia 6 de setembro, com os festejos iniciando no dia 7, com a chegada da Chama Crioula lá pelas 15h e espetáculo musical de abertura com o Grupo Mas Tchê às 20h.
          
           Na sexta-feira, dia 09 de setembro, às 9h30min, teremos às 9h30min e às 14h, palestra sobre brinquedos e brincadeiras; às 20h30min, a ronda crioula do CPF O Tempo e o Vento. No dia 09 de setembro, sábado, às 14h, teremos jogos tradicionalistas (tava); às 20h30min – ronda crioula do pioneiro CTG Campeiros do Sul e às 20h, espetáculo musical como grupo local Os Potros do Sul. No domingo, dia 10, às 14h teremos jogos tradicionalistas (tetarf) e às 19h, espetáculo musical com Roger Moraes e Grupo Pátria Gaúcha. Na próxima edição vamos complementar a programação dos festejos farroupilhas de Alvorada.

CTG Bento Gonçalves da Silva

         O CTG Bento Gonçalves da Silva, em parceria com a Academia de Danças Gaúchas de Salão Maria Santiago, te convida para o grande baile de formatura de fandango, que será realizado no dia 02 de setembro e que terá a animação do Grupo Os Gaúchos Lá de Fora. Contatos pelo fone 999.823.140. O CTG fica na Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada, no bairro Americana.

CTG Estância do Rubem Berta

         Domingo, dia 03 de setembro, teremos o 2º Tchê Encontro de Danças do Rio Grande do Sul, no CTG Estância do Rubem Berta, com credenciamento e reservas do almoço às 8h30min; abertura do evento às 9h15min e às 9h30min o início das apresentações das invernadas inscritas, nas categorias pré mirim, mirim, juvenil, xirú, adulta e veterana. Às 12h almoço e as apresentações continuarão à tarde, devendo se encerrar às 18h. As inscrições já se encerraram. Contatos com Alex lima pelo fone (51) 985.415.429. O CTG fica na Rua Prof. Oswaldo Thiessen, 280, no Jardim Leopoldina, em Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário