domingo, 20 de agosto de 2017

Acendimento da Chama Crioula para os Festejos Farrapos 2017



          Mostardas candidatou-se para ser sede do Acendimento da Chama Crioula para os Festejos Farroupilhas de 2017 e foi aceso no último dia 11 de agosto, às 10h, sendo gerada na “pedra de Anita”, local de nascimento de Menotti Garibaldi, abrindo assim, oficialmente os Festejos Farroupilhas do Rio Grande do Sul.

         A distribuição das centelhas para todo o Estado aconteceu a partir das 10h deste sábado, dia 12 de agosto. Em relação a Alvorada, a saída dos nossos cavaleiros rumo a Mostardas será no dia 31 de agosto. A chegada, no casco, será no dia 07 de setembro, onde teremos no Acampamento, na Praça João Goulart, a abertura oficial dos festejos farrapos no nosso município. 

         Neste dia 14 de agosto, tivemos reunião da Subcoordenadoria no galpão do CTG Bento Gonçalves da Silva, com a entrega do regulamento do Acampamento e segundo o subcoordenador Renato Spanhol, a construção dos galpões terá início no dia 22 de agosto e seu término no dia 06 de setembro. As rondas crioulas terão início no dia 09 de setembro.

         Os registros históricos nos dizem que Alvorada “estará voltando” para Mostardas, pois no ano de 1999, “os tradicionalistas locais se deslocaram até Mostardas, por ser naquele ano lembrada a morte de Anita Garibaldi, falecida há 150 anos e por ser Mostardas o local que viu o seu filho Domenico Menotti Garibaldi nascer”, sendo esta a segunda cavalgada de busca da Chama Crioula, pois a primeira foi em 1998, e o local histórico escolhido por a Fazenda Boqueirão, em São Sepé, onde arde um fogo de chão permanentemente há mais de 200 anos. Decisão esta tomada em 1997, em reunião de patrões, sob o comando do Elio Lemes, como apoio dos CTGs e campeiros da nossa cidade.

Valdemar Engroff

Nenhum comentário:

Postar um comentário