terça-feira, 23 de junho de 2015

Coluna De Galpãao em Galpão do Jornal de Alvorada - 23.06.15



GRUPO PEALO CAMPEIRO



         O Grupo Pealo Campeiro escancarou as porteiras e lançou nesta segunda feira, dia 22, para todas as rádios tradicionalistas do Rio Grande do Sul e de toda esta terra em redor que chamamos de mundo, o seu mais novo sucesso. Trata-se da nova música de trabalho “Chasque de Domador”, uma vanera num tranco bem campeiro, que traz um pouco do trabalho do grupo que está por lançar o seu primeiro trabalho fonográfico, em meados de setembro deste ano.

         A música gaúcha de Alvorada nos brinda com este grupo, que nasceu dentro do galpão do CTG Sentinelas do Pago e teve a sua primeira oportunidade de subir no palco para animar um fandango por intermédio do instrutor de danças de fandango Ricardo Amaral.



ANIVERSÁRIO DO REI DA TROVA



Em 19/06/1919, nascia em Porto Alegre, no bairro Passo da Areia, Leovegildo José de Freitas, conhecido no mundo artístico do Rio Grande do Sul como GILDO DE FREITAS.

Era compositor, mas se notabilizou como exímio repentista, sendo considerado até hoje como o Rei dos Trovadores. Participava, e era a grande atração do Grande Rodeio Coringa, programa de rádio da década de 60. Gravou seu primeiro long play em 1963. Depois disso foram mais 14 discos ao longo da carreira.

Rivalizava em popularidade com o também saudoso Teixeirinha.
Por ironia do destino, faleceu no dia 04 de dezembro de 1983, mesmo dia em que Teixeirinha também viria a falecer, dois anos mais tarde.
Este dia 04 de dezembro foi oficializado por lei estadual como o Dia do Trovador e do Cantor Regionalista, em homenagem a estes dois gênios da música gaúcha. A fonte deste chasque é Jairo Reis.



46ª CIRANDA CULTURAL DE PRENDAS



         Finda a fase estadual da 45ª Ciranda Cultural de Prendas, em maio, em junho entramos com a 46ª Ciranda, fase regional, nas trinta RTs de todo o Rio Grande. Esta é realizada dias 17,19, 20 e 27, junto com o 28º Entrevero Cultural de Peões. Para terminar, no próximo sábado teremos no 35 CTG a prova escrita, culminando com o grande fandango às 22h, que será animado pelos Gaúchos Lá de Fora. Quatro ingressos dão direito a uma mesa. E como é fandango, a pilcha completa é obrigatória.



Valdemar Engroff

Celular: (51) 9966-5164






Nenhum comentário:

Postar um comentário