terça-feira, 23 de setembro de 2014

Movimento Gaúcho pode se tornar manifestação histórica do Brasil

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei da Comissão de Cultura que reconhece o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) como Manifestação Histórica e Cultural do Brasil. A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), ex-presidente da comissão, que apresentou o projeto, explica que “por meio de atividades campeira, artística, literária, recreativa e culturais, sempre realçando os motivos tradicionais do Rio Grande do Sul – o tradicionalismo procura reforçar o núcleo da cultura rio-grandense.”

O texto, que será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, em seguida, pelo Plenário, afirma que “o MTG é uma sociedade civil sem fins lucrativos, dedica-se à preservação, resgate e desenvolvimento da cultura gaúcha, por entender que o tradicionalismo é um organismo social de natureza nativista, cívica, cultural, literária, artística e folclórica, conforme descreve simbolicamente o Brasão de Armas do MTG, com as sete (7) folhas do broto, que nasce do tronco do passado.

O MTG é um órgão disciplinador e orientador das atividades dos seus filiados e entidades associativas, além de congregar mais de 1.400 entidades tradicionalistas, legalmente constituídas, conhecidas por Centro de Tradições Gaúchas (CTGs).

Por meio de atividades campeira, artística, literária, recreativa e culturais, sempre realçando os motivos tradicionais do Rio Grande do Sul – o Tradicionalismo procura reforçar o núcleo da cultura rio-grandense.

A história do Movimento Tradicionalista Gaúcho remonta a 1889, mas, foi em 1966, durante o 12º Congresso Tradicionalista Gaúcho realizado em Tramandaí (RS), que foi decidido organizar a associação de entidades tradicionalistas constituídas, dando-lhe o nome de Movimento Tradicionalista Gaúcho. Assim é que, desde 28 de outubro de 1966, a Instituição se tornou conhecida como MTG.
 

Fonte! Chasque de Márcia Xavier (Brasília), publicado no dia 21/09/2014, no sítio do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre (RS). Abra as porteiras: http://cmcpoa.blogspot.com.br/2014/09/movimento-gaucho-pode-se-tornar.html?fb_action_ids=778128488895479&fb_action_types=og.comments
.............................

O que me chama atenção é que a parlamentar é carioca e quero parabenizá-la pela iniciativa, pois pelo que se leu no chasque, está por dentro da história e cultura do Rio Grande do Sul.

Valdemar Engroff 

Nenhum comentário:

Postar um comentário