sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada - 13.09.2013

TRADIÇÃO & CULTURA
Alvorada – Capital da Solidariedade 

COMEÇARAM OS FESTEJOS FARROUPILHAS

Tudo começou em 1997, num encontro de patrões do município, sob o comando de Élio Lemes, com a decisão de que o ano de 1998 seria o primeiro de todas as cavalgadas da busca da Chama Crioula para os festejos farroupilhas. E neste ano, o lugar histórico escolhido dentro do Estado foi a Fazenda Boqueirão, em São Sepé, onde arde um fogo de chão há mais de 210 anos de forma ininterrupta.
Assim a Chama Crioula, que este ano foi buscada em Santo Amara do Sul, no interior de General Câmara, nos fez comemorar a 16ª Cavalgada, sendo entre estas, uma internacional, quando da busca da chama no Forte San Miguel no Uruguai.
No último domingo, dia 08 de setembro, vindo de General Câmara, um piquete com 60 cavalarianos e doze gaúchos no apoio logístico, adentraram na cidade via Av. Getúlio Vargas, chegando por volta das 17h na Praça Central. O diretor Campeiro Jair Martins passou às mãos do prefeito municipal Sérgio Bertoldo, o símbolo maior dos festejos farroupilhas – a Chama Crioula. Dali ela foi transladada pelo prefeito e autoridades municipais e tradicionalistas até o palco principal onde foi realizada a abertura oficial dos festejos. Após, a chama foi levada até o galpão da Associação Tradicionalista e Campeira de Alvorada, onde foram feitas as primeiras guardas da mesma, por peões e prendas dos nossos CTGs,  Percebeu-se que esta foi a maior de todas as aberturas dos festejos farroupilhas em nossa cidade. Calculou-se que mais de vinte mil pessoas prestigiaram a abertura no final da tarde e o espetáculo de abertura musical com Luiz Marenco à noite,
 
RONDAS CRIOULAS CONTINUAM
 
         Paralelo aos festejos na praça central, as rondas crioulas nos nossos CTGs, que começaram no dia 09, continuarão pelos galpões, a saber:
- Dia 13 – no CTG Sentinelas do Pago, com a presença do CPF O Tempo e o Vento e os CTGs Amaranto Pereira e Raça Gaúcha;
- Dia 14 – no CPF O Tempo e o Vento com os CTGs Chilena de Prata, Amanhecer na Querência e Amaranto Pereira;
- Dia 15 – no CTG Tradição, com a presença dos CTGs Bento Gonçalves da Silva, Chilena de Prata e Amaranto Pereira;
- Dia 16 – no CTG Chilena de Prata, com os CTGs Amanhecer na Querência, Sentinelas do Pago e Raça Gaúcha.;
- Voltamos pra praça central com a Chama no dia 17, para a ronda do Acampamento;
- Dia 18 – no PQT Parceiros da Tradição, com os CTGs Campeiros do Sul, Tradição e o CPF O Tempo e o Vento;
- Dia 19 – no CTG Rança Gaúcha, com o CPF O Tempo e o Vento e CTGs Amanhecer na Querência e Campeiros do Sul.
 
FESTEJOS FARROUPILHAS: PROGRAMAÇÃO MUSICAL
 
E as atrações musicais continuam na Praça Central, junto com o Acampamento Farroupilha. Eis as previstas: dia 13 – Grupo Tchê Véios; dia 14 – Grupo Balanço Campeiro; dia 15 - Tertúlia Livre; dia 16 - Apresentação de Invernadas Artísticas e Tertúlia; dia 17 - Espetáculo gauchesco com Baitaca; dia 18 - Tertúlia Livre; dia 19 - Show e Documentário com Oberdã Pires e dia 21 - Fandango popular com Grupo Tranco Fandangueiro e Rogério Klippel.
 
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
 
         A programação cultural no Acampamento Farroupilha iniciou no dia 9 de setembro, continuará até o dia 21, a saber:
- Dia 13 – oficina de artesanato com materiais reciclados, às 9h e 14h, com a palestrante Lúcia Rocha;
- Dia 14 – gincana tradicionalista a partir das 10h;
- Dia 16 – exposição de retratos antigos dos CTGs ao longo do dia;
- Dias 18 e 19 – organização para o desfile farroupilha, que vai acontecer no dia 20;
- Dia 21 – tradicional concurso de culinária campeira a partir das 9h
 
DESFILE E FANDANGO OFICIAL
 
         O tradicional desfile farroupilha está programado para a tarde do dia 20 de setembro, na Av. Getúlio Vargas, onde cada CTG vai abordar um tópico do tema proposto para este ano: O Rio Grande do Sul no Imaginário Social. O mesmo será encerrado com o desfile da campeira.
         E os festejos farroupilhas vão se encerrar com chave de ouro no dia 28 de setembro, quando da realização do Fandango Oficial, no galpão do CTG Campeiros do Sul, gentilmente cedido para o CTG Raça Gaúcha (organizador do evento), que terá a animação do Grupo Marca de Campo. Os ingressos já estão com os patrões de todos os CTGs da nossa cidade.
 
Valdemar Engroff
Telefone de casa: (51) 3443-4125 – à noite 
Celular: (51) 9966-5164
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário