quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Enart: ATS e 5ª RT descontentes com o MTG


 Final do Enart terá sua 17ª edição sediada em Santa Cruz do Sul.
Retrato de Ricardo Wendland
Na noite de segunda-feira, 02 de setembro, os patrões dos Centros de Tradições Gaúchas (CTG) do município, juntamente com o presidente da Associação Tradicionalista Santa-cruzense (ATS) e a 5ª Região Tradicionalista (RT), estiveram presentes da sessão da Câmara de Vereadores.

Eles foram até o legislativo para apresentar seu descontentamento com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e a forma que o mesmo tem tratado os tradicionalistas do município perante o Encontro de Arte e Tradição Gaúcha (Enart), que acontece de 15 a 17 de novembro em Santa Cruz do Sul.
Juarez: Unidos em prol do tradicionalismo.
Retrato de Carlos Nyland

De acordo com o presidente da ATS, Juarez Rodrigues da Silva, a proposta de ajuda de custo, dada às entidades de Santa Cruz do Sul e 5ª RT não é suficiente. “Estamos unidos em prol do tradicionalismo e a trabalhar como sempre foi feito, mas também queremos receber como nos outros anos”, declarou.
A ida até a Câmara de Vereadores serviu para explicar a decisão conjunta da ATS e 5ª RT. “Caso nossa proposta não seja aceita, não vamos participar da comissão executiva do Enart”, explicou o coordenador da 5ª RT, Luiz Clóvis Vieira. “Estamos descontentes com o tratamento dado pelo MTG”, acrescentou.

Foi tentado contato com o presidente do MTG, Erival Bertolini, mas não se obteve sucesso.
Vieira: Descontentes com o tratamento dado pelo MTG.
Retrato: Ralf Steinhaus
OS VEREADORES

Em seu pronunciamento, o vereador Francisco Carlos Smidt (PTB) externou publicamente o apoio aos tradicionalistas presentes. Segundo ele, tanto o poder Legislativo quanto o poder Executivo tem sido quase serviçais ao MTG, com suas medidas impositivas.

“O município colocou R$ 200 mil e toda a sua estrutura para a realização de tal festival. Repudiou a forma de como o MTG vem tratando o assunto, hipotecando apoio ao preito dos tradicionalistas presentes”, declarou. “O Enart não é de propriedade do MTG e sim de toda a comunidade rio-grandense”, acrescentou.

Carlão também explicou que o diálogo e a compreensão são marcas da comunidade gaúcha e santa-cruzense, e que não vão dobrar os joelhos ante o MTG. Demais vereadores também expressaram sua posição perante os tradicionalistas de Santa Cruz do Sul.


O presidente da Câmara de Vereadores, André Scheibler (PTB), afirmou que o município quer a permanência do Enart aqui, citando as lideranças locais e regionais, mas criticando a forma como o MTG está conduzindo tal evento. Amanhã, 04 de setembro, às 10h, haverá uma reunião com patrões e o prefeito Telmo Kirst.

Fonte! Chasque de Aline Motta (alyne@riovalejornal.com.br), publicado na página eletrônica do Riovale Jornal, no dia 03 de setembro de 2013. Abra as porteiras clicando em http://www.riovalejornal.com.br/materias/8075-enart_ats_e_5_rt_descontentes_com_o_mtg
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário