sábado, 4 de maio de 2013

O DIA NACIONAL DA MULHER


A lei número 6.971/1980 institui o dia 30 de abril como o Dia Nacional da Mulher. A data escolhida é uma homenagem a Jerônima Mesquita, uma das primeiras líderes do movimento feminista brasileiro. Ela fundou o Movimento Bandeirante no Brasil (que tinha como objetivo a inserção da mulher na sociedade) e, ao lado de outras expoentes feministas, criou o Conselho Nacional das Mulheres.

É notável que a mulher nas últimas décadas vem assumindo a passos largos, espaços que conquistou em diversas frentes. É comum hoje ver mulher em postos antes nunca imaginados, a começar na presidência da república ou como governadora e prefeita, é notável a presença feminina nos meios de comunicação. Nas cidades, elas são vistas como taxistas, motoristas de ônibus e caminhão, há mulheres pilotando aeronaves, mulheres astronautas, militares. No campo – há mulheres estancieiras, ginetes, tropeiras, agricultoras, tratoristas, piscicultoras e no geral, temos mulheres empresárias, médicas, cientistas, reverendas, atrizes, vendedoras, cantoras e todas não se distanciaram de serem mulheres de casa, mães, amantes de seus homens.

Com certeza hoje é muito mais difícil ser mulher, porque sua função passou ser também sustentadoras e gestoras econômicas de suas famílias.

Historicamente o homem foi preparado para a guerra e para sustentar a família, e a mulher coadjuvante dessa aura familiar quase que submissa, afastada das importantes funções do mundo.

Mas o tempo foi mostrando sua força, perseverança, razão, sensibilidade, vencendo barreiras, quebrando tabus, criando novo horizonte para o mundo que também é seu e que merece tê-la no comando com o homem, nem atrás e nem à frente, mas junto, perseguido o caminho que Deus nos proporcionou, multiplicando gerações, aperfeiçoando-se e aperfeiçoando a terra.

O sexo frágil não é o feminino, nem o masculino é o forte, fraco é o homem ou a mulher que perderam a razão de seu papel no mundo como ser, e forte é o homem ou a mulher que enfrentam a vida cúmplices, que sustentam princípios, palavra, que tem coragem de ser o que são, sem revolta e sem escolta, que amam, que choram e que vivem intensamente.

Então parabéns e viva as mulheres de verdade, que todos os dias juntam seus pedaços para sempre serem inteiras e íntegras, como as mulheres farroupilhas que sustentaram a República Rio-grandense, enquanto os homens peleavam.

Para pensar: A vida dupla é uma mulher num lado e o homem no outro, laborando juntos ao mesmo fim.      

ATENÇÃO: Adquira nossa AGENDA GAÚCHA 2013 / peça também o CD – DOROTÉO FAGUNDES – 25 ANOS DE GAUCHISMO – Vol. 1, a venda na CAMPESINA – Feira Permanente de Produtos Regionais Gaúchos / fone 51-3212.2731 – ou por e-mail tarca@tarca.com.br. 

Até a próxima edição; domingo prosearemos, das 6 às 9 horas da manhã, no Programa Galpão do Nativismo da RÁDIO GAÚCHA – AM; e no Programa Gauchesco & Brasileiro em mais 60 emissoras de rádio na Região Sul do Brasil. Apoio: PLANALTO – Transportando Cultura. 

Obs. : Esta matéria também está na internet nas páginas: www.tarca.com.br;
www.buenas.com.br; 
www.cybergalpao.com.br; 
www.chasquepampeano.com.br; 
www.jornalabcreporter.com.br; www.ctgraizesdosul.com.br/chasquito; 
www.sitiodogauchotaura.blogspot.com. 
www.ocariucho.com.br 

CONTATE conosco > fones (51) 3499.2439 / 3499.2473 – Endereço: Rua Dona Martha, 424 CEP: 92.990-000 / Eldorado do Sul / RS – BR / E-mail: tarca@tarca.com.br; www.tarca.com.br 

Fonte! Coluna Regionalsimo, de Dorotéo Fagundes de Abreu, do dia 30 de abril de 2013.como ganhar dinheiro na internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário