domingo, 9 de setembro de 2012

Festejos Farroupilhas de Beltrão / PR



Lançada a Semana da Farroupilha em Beltrão

Na manhã de ontem, aconteceu o lançamento da oitava edição da Semana da Farroupilha da Integração em Francisco Beltrão. O anúncio oficial do evento aconteceu no Espaço da Arte e reuniu lideranças tradicionalistas e do município. O evento acontece de 15 a 20 de setembro no Parque de Exposições Jayme Canet Júnior.

Claudinei de Carli, coordenador geral da Semana da Farroupilha da Integração, destacou a importância do evento para a cultura no município. “A cada ano que passa envolvemos mais pessoas na Semana Farroupilha. É um evento importante para a cultura de Francisco Beltrão, pois valoriza o tradicionalismo. Boa parte de nossa região é formada por gaúchos e isso valoriza ainda mais as nossas origens”, comenta.

Elóis Rodrigues, uma referência no tradicionalismo em Francisco Beltrão, será homenageado na Semana da Farroupilha. “Para nós é um orgulho muito grande receber essa homenagem. Poucos povos valorizam a cultura como faz o Rio Grande do Sul. E nós estamos fazendo a nossa parte em nossa região”, afirma.

Programação

No dia 9, haverá um almoço no grupo Cavaleiros Tradição Gaúcha. Logo em seguida, a chama crioula será levada até o Galpão da Unipar. No dia 14 de setembro, haverá o deslocamento dos grupos de cavaleiros até a sede do CTG Laçando a Tradição, em Marmeleiro, para encontrar os cavaleiros do CTG Rincão da Cruz de Itaqui (RS). No sábado, dia 15, a programação de eventos vai das 7 horas da manhã até as 21h. A abertura da Semana da Farroupilha acontece às 11 horas. Depois tem feijoada no almoço e vaca atolada no jantar. Mais tarde, haverá o show com Leonel Gomes e Grupo.

No dia 16, o domingo começa com mateada, hasteamento das bandeiras, missa crioula e terá um costelão no almoço. Às 15 horas tem um desfile no Centro de Francisco Beltrão. À noite, no jantar, será servido um carreteiro. Depois, tem show com os músicos Zibeti, Potcheca e Vinícius. Na segunda, dia 17, haverá uma ação cultural sobre a Semana da Farroupilha no auditório do Centro de Eventos com 200 crianças. Na janta, haverá porco no tacho. Em seguinda, tem apresentação de invernada de danças e show com o Grupo Trio do Som. Na terça-feira, dia 18, haverá ovelha com ervas no jantar. Em seguida, show com Júlio Cezar Leonardi e o Grupo Fandangueiro. Na quarta, dia 19, tem cabrito no tacho no jantar. Depois tem show com Arthur Mattos e Grupo, de Lages (SC). E, para fechar a semana, na quinta-feira, dia 20, o encerramento será marcado com a cavalgada da chama crioula até o novo hospedeiro.

Histórico da Semana da Farroupilha
Comemora-se Semana farroupilha como um momento especial em que se cultuam as tradições gaúchas, expressando-se atitude de valorização e respeito a revolução farroupilha – o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, que envolveu em suas lutas os mais diversos segmentos sociais.


O marco inicial da revolução ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835. Naquele dia, liderando homens armados, Gomes Jardim e Onofre Pires entraram em Porto Alegre pela Ponte da Azenha. Nesse movimento revolucionário, que teve duração de cerca de dez anos e mostrava como pano de fundo os idéias liberais , federalistas e republicanos, foi proclamada a republica Rio-Grandense, cuja capital instalou-se na cidade de Piratini.

De meia-noite do dia 7 ate o dia 20 de setembro de 1947, um grupo de jovens estudantes do colégio Julio de Castilhos realizaram a primeira “Ronda Crioula”, originando a Semana Farroupilha, mais tarde, instituída oficialmente no Rio Grande do Sul em 11 de dezembro de 1964 através da lei Estadual nº 4.850, a ser comemorada no período de 14 a 20 de setembro de cada ano.

A parir do ano de 1995 foi estabelecida pela Constituição Estadual o dia 20 de setembro como “data magna” do estado do Rio Grande do Sul onde se comemora o aniversario da Revolução Farroupilha dia do gaúcho.

Chasque publicado no sítio do Jornal de Beltrão:
www.jornaldebeltrao.com.br

Fonte! Sítio do amigo e irmão Valmir Gomes, dos pagos do Rio de Janeiro (RJ) - O Cariucho e o Tradicionalismo. Abra as porteiras: http://www.ocariucho.com.br/?p=9846.

Nenhum comentário:

Postar um comentário