quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Acampamentos Farroupilhas, um Museu Itinerante

Quem vai aos acampamentos farroupilhas, pode-se perceber a quantidades de objetos de antiguidades presente na maioria do galpões de cada cidade. Bom, eu não sou a pessoa exata para dizer isso, até porque alguns destes utensílios eu nem os conhecia, e/ou fez parte da minha vida. No ano passado assisti uma palestra no DTG Marca Gaúcha, cujo o tema foi o 1º Fórum de Turismo, Museologia e Educação no Tradicionalismo, e nele ficou uma pergunta no ar:

Podemos dizer que os acampamentos farroupilhas são Museus Itinerantes?

Bem, acredito que sim, pois todo ano, grande quantidade de galpões se deslocam de um determinado lugar para o outro, levando consigo todos os aspectos culturais de uma determinada região.

Assim foi nos acampamentos de Alvorada, Cochoeirinha e Porto Alegre, no qual rederam alguns registros fotográficos.

Nota: Curioso por demais que eu sou, confesso que senti falta de uma programação voltada ao turista, pelo menos não encontrei e este foi também um dos temas levantados durante a palestra.

Abaixo alguns retratos do museu itinerante. Até a próxima!

















Chasque e retratos do meu amigo e irmão Valmir Gomes, dos pagos do Rio de Janeiro (RJ), publicado no sítio O Cariucho e o Tradicionalismo. Abra as porteiras clicando em http://www.ocariucho.com.br/?p=10101

Nenhum comentário:

Postar um comentário