quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O ACAMPAMENTO FARROUPILHA DA CAPITAL

Dia 14 foi o marco de início oficial da Semana Farroupilha, que vai até dia 20 de setembro, e uma verdadeira revolução cultural vem se desenrolando no estado, na capital, desde 1º de setembro até 23 funcionará a plena o Acampamento do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho que realmente está uma maravilha. 

Os apelos de melhoramento foram em boa parte atendidos e os acampados também colaboram na organização, em comportamento civilizado e programações de arrepiar o toso. 

Na semana do dia 10 ao dia 14, estive diariamente no acampamento, gerando programas especiais da Rádio Gaúcha, e na condição de integrante da comissão fiscalizadora da Semana Farroupilha de Porto Alegre, pude criteriosamente observar tudo, os piquetes, o comércio, o povo, o palco de show e os relacionamentos. 

Os piquetes com algumas exceções estão obedecendo o regulamento, deixando a desejar o quesito sonorização interna e não externa. Melhorou muito, mas ainda há uns surdos que preferem sonorizar o parque além de seu galpão. Isso é pobre, pois prejudica a redondeza que fica confinada ao barulho musical do infrator, sempre de mau gosto musical, que deve ser punido para aprender e seguir a maioria civilizada. 

O palco principal embora o mais ocupado por atrações qualificadas, também acho que opera com um volume exagerado, quando podia sonorizar seu espaço e não a cidade. 

A programação está um luxo, vê-se a qualquer hora, muita arte, palestras diversas, alegria e cordialidade. Visitantes de vários lugares do Brasil e da América do Sul, encontrei no meio da festa impressionados pelo o que estavam vivenciando, diziam que nunca tinham visto algo parecido. 

O espaço do comércio está também um espetáculo, foi mudado de lugar, está mais amplo, mais arejado, mais concentrado no que diz respeito a nossa cultura regional, tem feira do livro, de disco, pilchas, arreios, utensílios domésticos, souvenires, faltando só o cavalo que pode ser admirado no rodeio que acontece no parque. 

A invasão das escolas por alunos e professores é magnifica, e todos os grupos de estudantes secundários chegam ordenadamente, para cumprir uma agenda pré-determinada de arte, palestra ou cinema. Eu mesmo fui agente de uma palestra com exibição do filme documentário dos Cavaleiros Farroupilhas, sobre a vida de Luiz Carlos Barbosa Lessa, que me emocionou, falando para uma plateia de duas turmas de gurizada de 8 a 13 anos, na maioria muito bem pilchados, de comportamento adulto e sendo tratados com muita dignidade.
 
Não tem outra se não essa frase a dizer para encerrar a prosa – que sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra, pois povo que não tem cultura acaba por ser escravo

ATENÇÃO: Adquira nossa AGENDA GAÚCHA 2012 / peça também o CD – DOROTÉO FAGUNDES – 25 ANOS DE GAUCHISMO – Vol. 1, a venda na CAMPESINA – Feira Permanente de Produtos Regionais Gaúchos / fone 51-3212.2731 – ou por e-mail tarca@tarca.com.br. Até a próxima edição; domingo prosearemos, das 6 às 9 horas da manhã, no Programa Galpão do Nativismo da RÁDIO GAÚCHA – AM; e no Programa Gauchesco & Brasileiro em mais 60 emissoras de rádio na Região Sul do Brasil. Apoio: PLANALTO – Transportando Cultura.


Obs. Esta matéria também está na internet nas páginas:
http://www.tarca.com.br/
http://www.buenas.com.br/
http://www.cybergalpao.com.br/;
http://www.chasquepampeano.com.br/  
http://www.jornalabcreporter.com.br/   
www.ctgraizesdosul.com.br/chasquito;

http://www.ocariucho.com.br/; http://www.conjuntomusicalospampeiros.blogspot.com/   http://www.sitiodogauchotaura.blogspot.com/

CONTATE conosco > fones (51) 3499-2439  / (51) 3499.-2473. Endereço: Rua Dona Martha, 424 CEP: 92.990-000 / Eldorado do Sul / RS - BR / E-mail >
tarca@tarca.com.brhttp://www.tarca.com.br/

 Fonte! Coluna Regionalismo nº 522 por Dorotéo Fagundes de Abreu, do dia 18 de setembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário