quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Coluna Tradição e Cultura - Jornal A Semana 18/11/11

TRADIÇÃO & CULTURA
Alvorada – Capital da Solidariedade


ENART! A GRANDE FINAL

         Bueno! Neste final de semana, dias 18 a 20 de novembro, os olhos dos gaúchos estarão voltados para Santa Cruz do Sul, que pela 15ª vez vai sediar a grande final do Enart (26ª edição). Desejamos boa sorte a todos os tradicionalistas alvoradenses que estarão nesta final: as invernadas dos CTGs Amaranto Pereira e Bento Gonçalves da Silva (ambos na força “B”) e nas danças gaúchas de salão, pelo CTG Bento Gonçalves da Silva, torceremos por Jorge Teixeira e Priscila Lisboa.

CTG AMANHECER NA QUERÊNCIA

           Bueno! O CTG Amanhecer na Querência realizará o grande baile de aniversário, no dia 19 de novembro, quando vai comemorar seus 23 anos de fundação (fundado em 19/11/1988). O evento, com jantar campeiro e ingresso com valor de R$ 15,00, será animado pelo Grupo Cancioneiros do Vale, de Gravataí. Contatos com o patrão Nereu pelo fone (51) 9241-1390. O CTG fica na Rua Tramandaí, 76, no Jardim Alvorada.  

CTG SENTINELAS DO PAGO

         Bueno! O CTG Sentinelas do Pago e a Academia de Danças Amaral te convidam para participar no dia 19 de novembro, do grande baile de formatura com jantar opcional, com churrasco no cardápio, que será animado pelo Grupo Pealo Campeiro. Contato com o patrão Paulo Edson pelo fone (51) 8420-4678 ou com o Amaral pelo fone (51) 9683-1982. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 256, no Bairro Maria Regina, na Parada 56.

O ANIVERSARIANTE CTG AMANHECER NA QUERÊNCIA

          Bueno! Com o objetivo de conseguir um local adequado, no Jardim Alvorada, surgiu a idéia de fundar um CTG, lá pelos idos de 1988. Desta forma, gaúchos desgarrados de suas querências, uniram-se em torno de um ideal, que era trazer para mais perto de seus lares a cultura e as tradições gaúchas. Assim, juntaram-se campesinos, colonos e urbanos, egressos de seus pagos, para, sem pretensão nenhuma, erguerem um pequeno galpão com a finalidade de comemorarem as festividades da Semana Farroupilha. Infelizmente, este galpão foi destruído por uma tempestade. O galpão caiu, mas a idéia permaneceu em pé e com a força da união que se formou, foi possível a realização do sonho maior, qual seja, a fundação de um CTG. Era preciso escolher um nome. Foram sugeridos os nomes "Roda de Chimarrão" e "Amanhecer na Querência", sugestão esta que foi feita pela senhora Leda Bueno, numa alusão a um programa de Rádio da cidade de Palmeira das Missões e também à cidade de Alvorada.
         E no dia 19 de novembro de 1988, na sede da Associação dos Moradores do Jardim Alvorada(AMJA), se fundava em definitivo o CTG  Amanhecer na Querência, solidificando o empenho e a dedicação deste obstinado grupo de Tradicionalistas. A sede provisória foi o rancho do primeiro patrão, Vilson Alexandre. E assim, em seguida foram chegando as primeiras costaneiras e esteios para a construção do galpão e com o objetivo de arrecadar fundos, em 18 de dezembro foi realizada, na área da AMJA, a primeira festa campeira e o primeiro  baile foi realizado no dia 8 de julho de 1989, no galpão do CTG Chilena de Prata, que foi gentilmente cedido e no dia 18 de setembro de 1989, o galpão foi inaugurado com um grandioso baile. Em abril de 1993, o CTG teve a sua filiação aceita no MTG/RS e em julho deste mesmo ano, sob o idealismo de Luiz Cláudio  Dipp, foi realizado o "1º Festival Artístico, Cultural e Campeiro Guri", sendo o único evento na 1ª RT do MTG/RS, voltado exclusivamente às categorias Mirim e juvenil, que, hoje, junto com o "Amanhecer Artístico e Cultural Adulto e Chirú", é sem sombra de dúvida um dos maiores eventos artísticos e culturais de Alvorada e um dos maiores da 1ª Região Tradicionalista, que, neste ano, realizará a 19ª edição, mais precisamente nos dias 17 a 19  de novembro.
         Com seus quase vinte e três anos de existência, o CTG ostenta uma e faixa em seu interior que faz jus aos seus dizeres: "Em primeiro Lugar a Cultura".. Em relação às conquistas artísticas e culturais, o CTG Amanhecer na Querência, conquistou centenas de troféus que estão expostos no interior do galpão. Em 1999 foram mais de 150 troféus nos Rodeios Artísticos que tem participado.
         Além de Vilson dos Santos Alexandre, que foi o primeiro patrão, comandaram os destinos do galpão: José Ezir da Rosa; Paulo Roberto Pereira; Édson Hipólito; Nei Saraiva Menna; Júlio Tadeu da Fonseca, José Ezir da Rosa; Pedro Laci...., só para citar as primeiras gestões. Atualmente as rédeas do CTG estão nas mãos do Patrão Nereu, que estás em seu segundo mandato.              Obs.: o texto acima teve  a colaboração de: Édson Hipólito, que além de ser ex-patrão, é um grande colaborador o CTG Amanhecer na Querência e do Tradicionalismo de Alvorada.




Valdemar Engroff
Fone 051.3443.4125 noite
Celular 051.9966.5164
valdemar@engroff.com.br
http://www.sitiodogauchotaura.blogspot.com/
http://www.obolsodabombacha.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário