quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada 11/11/11

CTG AMANHECER NA QUERÊNCIA

Bueno! O CTG Amanhecer na Querência continua em festa, pois no último final de semana realizou a 19ª edição do Rodeio Artístico e Cultural Guri, que foi “um estouro (sucesso). Mas as festividades continuam, pois no dia 19 de novembro, realizará o grande baile de aniversário, quando vai comemorar seus 23 anos de fundação (fundado em 19/11/1988). O evento será animado pelo Grupo Estancieiros do Vale, de Gravataí. Contatos com o patrão Nereu pelo fone (51) 9241-1390. O CTG fica na Rua Tramandaí, 76, no Jardim Alvorada.

A MAIORIDADE DO CTG AMARANTO PEREIRA

Bueno! A comunidade do Jardim Algarve, em Alvorada, teve a oportunidade de ver o nascimento do seu CTG em 1993. Durante o mês de outubro, Alfredo de Mello de Susell, Flávio Piassini e Volmar Berner, lideraram um movimento no bairro, com um abaixo assinado, onde foram conseguidas 516 assinaturas, com vistas a criação e fundação de um CTG. A primeira reunião aconteceu no dia 4 de novembro de 1993, às 20h30min, na Rua 24 (atual Rua Hermínio Rodrigues Machado), 389. Nesta mesma reunião foi aprovado o estatuto e a formação da primeira patronagem, assim constituída: Patrão – Alfredo de Mello Susell; 1º Capataz – Fernando Ramalho Forni; 2º Capataz – Osmar de Moraes Charão; Sota-Capataz – Heraclis José Almeida Barreto; Agregada das Guaiacas – Vera Ramalho Forni; Diretor de Patrimônio – Hermínio Rodrigues Machado.
Nestes 18 anos de vida da entidade, poderemos citar em poucas palavras, fatos e feitos que merecem registro:
1 – A conquista da área de terras foi conseguida pela primeira patronagem, capitaneada por Alfredo de Melo Susel (que ficou no comando por dois mandatos).
2 – A filiação junto ao MTG, construção e inauguração do galpão de eventos, foram conquistas tendo no comando o patrão Osmar de Moraes Charão. Foi nesta gestão que o CTG começou a participar dos Encontros Regionais e dos Congressos Tradicionalistas.
3 – Investimentos em projetos culturais foram conquistados pela patronagem capitaneada pelo patrão José Dornelles, pois foi em sua gestão que o CTG conseguiu importante troféu de cunho regional – a Comenda da Tradição.
4 – Foi na gestão do Patrão Dilson Melo, em 2007, que o CTG conquistou, com Suyan Medeiros, o primeiro lugar como Prenda Juvenil Regional da 1ª RT e com o peão Diey como Peão Destaque Regional.
5 – Em duas gestões do patrão Giovani Lemann, destacamos: Gabrielli da Silva Pio foi a primeira Prenda Regional em 2008. Em 2009 Gabrieli foi a primeira Prenda Estadual, faixa conquistada em Júlio de Castilhos. Em 2010, Giovani, também como Sucoordenador, organizou junto com a 1ª RT, MTG, poder público e tradicionalismo locais, o Concurso Estadual de Prendas. Também em 2009, o CTG, participou pela primeira vez da etapa regional do Enart. Em 2010, o CTG foi pras finais do Enart em Santa Cruz do Sul disputando a Força B. Também em sua gestão foi ampliado o galpão de eventos, fazendo com seja o maior galpão de CTG do município.
6 – Na gestão do Patrão Lula, o CTG continua investindo em cultura. Foi na sua gestão que o CTG participou do Enart, ficando, na fase regional deste ano em primeiro lugar na força B. Na fase inter-regional, obteve classificação e está com os dois pés em Santa Cruz do Sul, na finalíssima do Enart, que será nos dias 18 a 20 de novembro próximos. Também em sua gestão, organizou, junto com a 1ª RT, mês passado, o 19º FESTIRIM e 14º FESTICAMP, evento a partir desta edição, de nível estadual.
E para comemorar os 18 anos de fundação e 15 anos de inauguração do galpão do Eventos, dia 5 de novembro, foi realizado o grande baile de aniversário, que teve no palco para animar a gauchada, o Grupo Marca de Campo.

CTG SENTINELAS DO PAGO

Bueno! O CTG Sentinelas do Pago e a Academia de Danças Amaral te convidam para participar no dia 19 de novembro, do grande baile de formatura com jantar opcional, com churrasco no cardápio, que será animado pelo Grupo Pealo Campeiro. Contato com o patrão Paulo Edson pelo fone (51) 8420-4678 ou com o Amaral pelo fone (51) 9683-1982. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 256, no Bairro Maria Regina, na Parada 56.

Nenhum comentário:

Postar um comentário