quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Coluna Tradição e Cultura - Jornal A Semana 09/09/11


TRADIÇÃO & CULTURA
Alvorada – Capital da Solidariedade

MOSTRA FOTOGRÁFICA EM PORTO ALEGRE

          Bueno! Depois de passar pelas Cidades do Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG, Uberlândia/MG, Brasília/DF, Campo Grande/MS, Goiânia/GO, Cuiabá/MT, Sinop/MT, Juiz de Fora/MG, iniciou no último dia 3 de setembro, a mesma mostra, na capital dos gaúchos, no QG da Brigada Militar (Rua dos Andradas, 522), indo até o dia 15 de setembro.

          Mas no dia 2, às 18h, aconteceu a abertura solene do evento, com a participação de convidados. Para ilustrar o evento, o cerimonial foi comandado por Vilmar Romera, coordenador da Cavalgada do Mar.

          Foi um momento de descontração, homenagens e reconhecimento a uma pessoa humilde, que iniciou as suas atividades fotografando em eventos tradicionalistas em Alvorada e depois, Rio Grande afora.... Foram homenageados por Antenor Tatch Jr: Coronel Sérgio Abreu, Vereador Professor Daniel, Secretário da Cultura Jairo de Carvalho, Luciano Souza, Tomazzini, Vladimir Kuze (representado por Adão Campeiro), Adriano Souza e Vilmar Romera. Os anfitriões – a Brigada Militar, por fim fizeram justa homenagem ao Júnior, com um lindo troféu.

          Horários: das 8h às 12h e das 14h às 18h), na Rua dos Andradas, 522 (lá pelos quartéis). Contatos com pelos fones (51) 8412-5711 e (51) 3288-2930. Próxima para da Mostra: Vitória, capital do Espírito Santo.

OS FESTEJOS FAROUPILHAS COMEÇARAM

          Bueno! Lá pelas 17h do dia 7 de setembro, depois da passagem pela avenida da última escola, do desfile da pátria, adentrou a casco de cavalo, o piquete de cavalarianos oriundo de Taquara, com a Chama Crioula, que foi repassada ao mandatário do município, o prefeito municipal Carlos Brum, que a levou, junto com autoridades políticas e tradicionalistas até o galpão permanente da Brigada Militar, na Praça Central, dando assim início aos festejos da Semana Farroupilha em nosso município.

RONDAS CRIOULAS NOS CTGs

          Bueno! Depois da chegada da Chama Crioula no dia 7 e de ter ficado e sendo guardada no galpão permanente da Brigada Militar, na Praça Central, no dia 10 – sábado, teremos o início das rondas nos galpões dos nossos CTGs, a saber:
  • Dia 10 – no Ginásio Municipal de Esportes, e quem vai recepcionar é o CPF O Tempo e o Vento. Serão visitantes o CTG Sentinelas do Pago, o CTG Campeiros do Sul e CTG Amanhecer na Querência.

  • Dia 11 – a ronda crioula será no CTG Chilena de Prata, que vai receber o CTG Tradição, CTG Bento Gonçalves da Silva e CTG Amaranto Pereira.
  • Dia 12 – o CTG Tradição realizará a Ronda Crioula com os convidados: CTG Raça Gaúcha, CTG Chilena de Prata, CPF O Tempo e o Vento e o DTG Aconchego da Tradição.

  • Dia 13 – a Ronda Crioula vai acontecer no CTG Sentinelas do Pago, com os convidados: CTG Campeiros do Sul, CTG Amanhecer na Querência e CTG Amaranto Pereira.

  • Dia 14 – o CTG Amanhecer na Querência realizará a Ronda Crioula junto com o CPF O Tempo e o Vento, CTG Bento Gonçalves da Silva, CTG Tradição e o DTG Aconchego da Tradição.

  • Dia 15 – a Ronda Crioula será realizada no CTG Amaranto Pereira, junto com os convidados CTG Campeiros do Sul, CTG Raça Gaúcha e CTG Chilena de Prata

  • Dia 16 – o CTG Raça Gaúcha vai realizar a Ronda Crioula no Salão Paroquial da Igreja da Vila Salomé e vai recepcionar o CTG Sentinelas do Pago, CTG Bento Gonçalves da Silva e CTG Amanhecer na Querência.

  • Dia 17 – a Ronda Crioula vai acontecer no galpão do CTG Bento Gonçalves da Silva tendo como convidados o CTG Raça Gaúcha, o CTG Tradição e o CPF O Tempo e o Vento.

  • Dia 18 – O CTG Campeiros do Sul vai realizar a Ronda Crioula junto com o CTG Chilena de Prata, CTG Amaranto Pereira, CTG Sentinelas do Pago e DTG Aconchego da Tradição
A Chama Crioula será levado pelo piquete de cavalarianos, saindo da
Entidade que realizou a Ronda na noite anterior, devendo chegar no CTG que vai realizar a Ronda no dia, entre as 20h30 e 21h.

DESFILE TEMÁTICO E FANDANGO OFICIAL

          Bueno! O desfile temático vai acontecer na parte da tarde do dia 20 de setembro – data magna farroupilha. Alertamos que, o desfile sai com qualquer tempo e será levado para a avenida o tema do ano: Nossas Raízes. Cada CTG vai abordar um item do tema proposto. O Fandango oficial será realizado no dia 24 de setembro, no galpão do CTG Bento Gonçalves da Silva e será animado pelo Grupo Oh de Casa.


Valdemar Engroff
Fones (51) 3443-4125 noite; (51) 9966-5164

Nenhum comentário:

Postar um comentário