sexta-feira, 26 de junho de 2020

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvoradaa (RS) - 26.06.20


Projeto Menotti Garibaldi

         Neste sábado, dia 27, o Projeto Menotti Garibaldi vai às ruas nos bairros Americana e Sítio dos Açudes fazendo entrega de dações (cestas básicas, leite, bolachas, agasalhos e brinquedos). Entre no projeto com a tua doação, pois a ida às ruas em tempos de pandemia é praticamente diária. Entre em contato com a Marta Beyer pelo fone waths (51) 993.832.772.

Nota do MTG – Acampamento Farroupilha
          O vice-presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas defende que não deva ser realizado o Acampamento Farroupilha presencial este ano, em Porto Alegre. "A proposta é que o evento seja virtual projetando a nossa cultura de dentro pra fora, para o mundo todo", afirma César Oliveira. Ele vê dificuldades, por exemplo, em fiscalizar as questões sanitárias, como instalação de banheiros químicos, aglomerações, consumo de bebidas e compartilhamento de chimarrão.

         Na semana passada, o MTG recebeu uma sugestão de um grupo de 45 piquetes, propondo a não realização da festa presencial. César Oliveira, no entanto, disse que a decisão final caberá ao prefeito Nelson Marchezan Jr, gestor do município sede do evento. Chasque remetido por Sandra Veronezi, da Assessoria de Imprensa do MTG.

 CTG Amaranto Pereira

O CTG Amaranto Pereira está arrecadando leite, brinquedos, alimentos não perecíveis e roupas para as crianças da Aldeia Indígena Lakua Hovy de Viamão. Entre em contato com o patrão Adair Rocha pelo fone zapp 051.999.990.294 para efetivar a sua doação. Colabore com a luta do CTG em favor das crianças indígenas.

Chasque da Subcoordenadoria de Alvorada
E continua o rodízio do “pague e leve” dos CTGs da nossa cidade. Hoje, dia 26, será a vez do CTG Sentinelas do Pago. Em julho teremos: CTG Raça Gaúcha (dia 03), CTG Chilena de Prata (dia 10), CTG Tradição (dia 17), CPF O Tempo e o Vento (dia 24) e CTG Amaranto Pereira (dia 31). Mais informações com o Subcoordenador Jair Martins pelo fone (51) 999.994.513.
 
CTG Bento Gonçalves da Silva

Abriram as inscrições, que vão até o dia 23 de julho, que serão limitadas, para o 2º Adelante do Verso Albeni Carmo de Oliveira, O evento será online, nos dias 25 e 26 de julho, na categoria poesia inédita (pré-mirim, mirim, juvenil, adulta e veterana). As premiações serão para as modalidades acima citadas, para o primeiro e segundo lugares, respectivamente. Informações e inscrições pelo chasque eletrônico rosana_pro@yahoo.com.br.

32ª Fecars acontecerá em março de 2021 em Pelotas

A 32ª edição da Fecars - Festa Campeira do Rio Grande do Sul acontecerá em março de 2021 em Pelotas, na 26ª Região Tradicionalista. A informação é do Conselho Diretor do Movimento Tradicionalista Gaúcho, que se reuniu online na noite de segunda-feira, 01 de junho. O evento originalmente seria realizado neste ano, em Pelotas, e acabou sendo transferido por conta da pandemia da Covid-19. 

A Fecars está em sua 32ª edição e abrange as modalidades de prova de rédeas, tiro de laço, prova de chasque, gineteada e vaca parada. O objetivo do evento é preservar os costumes, as tradições e o folclore do povo gaúcho e valorizar e demonstrar as habilidades campeiras, protegendo o homem rural, em nível local, regional e nacional dentro de uma certa unidade e respeitando as características de cada região. Chasque remetido por Sandra Veroneze, da Assessoria de Imprensa do MTG.
 
Valdemar Engroff

Nenhum comentário:

Postar um comentário