sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada (RS) - 04.10.19


Que venham os Festejos Farroupilhas de 2020

         No último sábado aconteceu o arremate dos festejos farroupilhas deste ano, com o baile de encerramento no CTG Campeiros do Sul, animado pelo Grupo Rebenque. Antes do fandango, tivemos o cerimonial tradicionalista, com as homenagens e premiações das atividades culturais que aconteceram no 12º Acampamento Sócrates Carvalho e nos desfiles (temático e campeiro), onde destacamos com a devida premiação:

A – Desfile Temático – 1º - CTG Amanhecer na Querência; 2º - CTG Amaranto Pereira e 3º - CTG Sentinelas do Pago.

B – Desfile Campeiro – 1º - Piquete Pé de Amigo; 2º - Piquete Fundo de Campo e 3º - Piquete Estância do Banhado.

C – Rondas Crioulas – 1º - CPF O Tempo e o Vento; 2º - CTG Campeiros do Sul e 3º - CTG Amaranto Pereira.

         Cabe ressaltar que tivemos outras atividades, entre estes, os esportes tradicionalistas, a gincana cultural e a culinária. O Subcoordenador Jair Martins comentou que o evento está se tornando pequeno (espaço limitado) na Praça João Goulart e que no futuro, talvez se consiga um outro local para o evento, que cresce a cada ano que passa, e de acordo com a portaria do MTG 39/2014, foram determinados os locais de acendimento da Chama Crioula de 2015 a 2044. Em 2020 buscaremos a Chama Crioula em Canguçú, que vai sediar o evento para todo o Rio Grande e Sul do Brasil.

CTG Gildo de Freitas

         No último domingo, por volta das 19h, iniciou mais um curso de danças gaúchas de salão (fandango) no galpão do CTG Gildo de Freitas, com o instrutor Cristiano Silveira. As inscrições continuam abertas. Contatos pelo fone / zapp (51) 998.085.591. O CTG fica na Av. Gamal Abdel Nasser, 340, no Parque dos Maias, em Porto Alegre.

Academia de Danças Alma Gaúcha

         Eis os cursos programados pelos instrutores Machado e Libra Severo, da Academia de Danças Alma Gaúcha: no galpão do CTG Amaranto Pereira, o curso vai iniciar no dia 04 de outubro – hoje, às 21h; e no dia 06, domingo, inicia o curso no galpão do pioneiro do tradicionalismo de Alvorada, o CTG Campeiros do Sul, por volta das 19h. Contatos com os instrutores pelos fones (51) 984.425.633 e/ou 996.302.620. O Amaranto fica na Rua Celsos Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve e o Campeiros fica na Av. Maringá, 720.

Grupo Marca de Campo

         O Grupo Marca de Campo está indo de mala e cuia neste sábado, dia 05 de outubro lá pros pagos de Viamão, onde vai animar o jantar-fandango do 16º aniversário no CTG Tropeiros do Morro Grande. O CTG Fica na RS 040, na Rua da Pedreira, na Parada 56.

CTG Valentes da Tradição

         Será neste sábado no galpão do CTG Valentes da Tradição, o grande fandango com Régis Marques e Grupo Rodeio. Informações pelo fone (51) 985.337.982. O CTG fica na Rua Francisco Pinto da Fontoura, 634, no bairro Sarandi, em Porto Alegre.

Os Rodeios Artísticos de Alvorada

As entidades tradicionalistas de Alvorada tem por tradição realizar os seus rodeios artísticos. Nos dias 18, 19 e 20 de outubro, o CTG Amanhecer na Querência vai realizar o 25º Festival Artístico e Cultural Guri

Nos dias 26 e 27, será a vez do CTG Tradição realizar o 11º Rodeio Artístico e Cultural Recanto da Tradição.

E nos dias 29, 30 de novembro e 1º de dezembro, o CTG Bento Gonçalves da Silva realiza o Rodeio Artístico e Cultural Sócrates Carvalho. Vamos nos agendando para participar e prestigiar os eventos dos CTGs da nossa cidade.

Valdemar Engroff

Nenhum comentário:

Postar um comentário