sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada (RS) - 17.08.18


 Créditos! Rádio Comunitária 87,9 FM – http://www2.comunitaria.com.br

Chama Crioula é acesa em Iraí

         Sob um frio rigoroso do inverno gaúcho, centenas de tradicionalistas acompanharam o cerimonial do acendimento da Chama Crioula, nas margens do Rio Uruguai, na manhã do dia 10 de agosto. E esta cerimônia é o pontapé inicial dos festejos farroupilhas em todo o Sul do Brasil.
         Acesa em uma ilha no meio do Rio Uruguai, pelo tradicionalista Eberton Bras Magri, a chama foi trazido às margens de canoa, conduzida por João Arlindo Rembold, patrão do CTG Minuano e por Vilson Bernardi, prefeito municipal de Iraí, sendo esta recepcionada por Nairo Callegaro, presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e com esta acnedeu a pira que serviu de base para que os representantes da 30 regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul pudessem receber a sua centelha e lavá-la para a sua região, no lombo do cavalo.

Vem aí o grande rodeio artístico e cultural do Amaranto

O CTG Amaranto Pereira boleia a perna e convida as entidades tradicionalista de Alvorada, do Rio Grande e de toda esta terra que chamamos de mundo para participar nos dias 17, 18 e 19 de agosto do 8º FETARC (Festival Tradicionalista de Arte e Cultura). A programação está no sítio do CTG – www.ctgamaranto.blogspot.com. As inscrições já estão encerradas desde o dia 14 de agosto. Contatos:  Patrão Adair Rocha - (51) 999.990.294; André Machado - (51) 999.947.056 e Idir Vidmar - (51) 982.121.587 (este ref. praça de alimentação). O CTG Amaranto Pereira fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve, em Alvorada - RS.

Fandango com o Grupo Matizes no Sítio Vargas

         Teremos neste sábado, dia 18 de agosto, grande fandango com o Grupo Matizes no Sítio Vargas e a promoção para os cem primeiros que adquirirem o seu ingresso (com tele entrega sem custos), ganharão o DVD do grupo, que foi gravado recentemente nos Estados Unidos. Contatos pelo fone / Zapp (051) 985.207.930. O Sítio Vargas fica na Av. Frederico Dihel, 2462, em Alvorada.

CTG Gildo de Freitas

No dia 18 de agosto, teremos no galpão do CTG Gildo de Freitas, o baile da cuca e linguiça tendo no cardápio, carreteiro de linguiça, feijão e saladas. Na animação, o Grupo Alma Gaudéria.  O CTG fica na Av. Gamal Abdel Nasser, 340, no Parque dos Maias, em Porto Alegre.

CTG Sentinelas do Pago

         Vai começar no dia 19 de agosto no CTG Sentinelas do Pago, com seguimento aos domingos, do curso de danças gaúchas de salão, sempre por volta das 19h, sendo ministrado pelo instrutor Cristiano Silveira. Contatos pelo fone / Watz (051) 998.085.591. Não é preciso ser associado do CTG ou de outra entidade tradicionalista para fazer o curso. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 216, no bairro Maria Regina.

CTG Campeiros do Sul

         O Departamento Cultural, com o apoio da patronagem, do CTG Campeiros do Sul, programou para o dia 22 de agosto, às 20h30mim, de palestra cultural, em comemoração ao dia do Folclore, que será ministrada por Neuza Secchi. O pioneiro de Alvorada fia na Av. Maringá, 720, no bairro Maringá.

Festejos Farroupilhas de Alvorada com novidade

         Este ano nos festejos farroupilhas em nossa cidade teremos a realização da primeira edição do Repente Alvoradense – Festival de Trova Galponeira. Um evento da Subcoordenadoria local e da Primeira Região Tradicionalista. Será no dia 08 de setembro às 16h, no Acampamento Farroupilha, no palco da Praça João Goulart, na Parada 48. O importante é que as inscrições já estão abertas pelo chasque eletrônico repentealvorada@gmail.com. E teremos premiação em dinheiro para os primeiros colocados.

Valdemar Engroff

Nenhum comentário:

Postar um comentário