domingo, 7 de julho de 2013

Piratini (RS) recebe exposição 10X Barbosa Lessa

O município de Piratini recebe a partir da próxima segunda-feira, 8, a exposição sobre a vida e a obra de Luiz Carlos Barbosa Lessa, organizada pelo Comitê da Transversalidade Governamental Secretaria de Educação (Seduc) - Secretaria de Cultura (Sedac) / Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF).

A abertura - no Museu Farroupilha - conta
rá com a presença dos historiadores da FIGTF, Dilza Porto Gonçalves, doutora em História pela PUC/RS, e Giovanni Mesquita que farão uma oficina de capacitação sobre o folclorista. A mostra fica no município até o dia 31 de julho.

O objetivo da exposição é apresentar as dez faces intelectuais do Barbosa Lessa. Sua diversidade cultural aparece tanto nos temas de pesquisa quanto na abrangência das áreas de sua atuação.

Conhecido como fundador, ideólogo e militante tradicionalista, a mostra expositiva traz aos gaúchos os “outros" Lessa, que a maioria desconhece.

Transcorridos 11 anos de sua morte, o escritor e militante cultural Barbosa Lessa ainda é considerado um dos pesquisadores mais importantes da cultura gaúcha dos últimos tempos. Lessa procurou valorizar a memória da cultura regional da qual os rio-grandenses estavam distantes.


Fonte! Sítio Facebook do IGTF: https://www.facebook.com/institutogaucho.igtf

Nenhum comentário:

Postar um comentário