quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Chasque de Railda Masson (2) - Maringá - PR

ESSA É MINHA PREFERIDA PQ TODOS ME PERGUNTAVAM SE EU SOU GAUCHA... DEI A RESPOSTA EM VERSO


ALMA GAUCHA




Quem ousa dizer que não sou gaúcha,

tragam as provas, quero ver...

Que venham aqueles que nasceram no Rio Grande

e me expliquem o por que...

A extensão gaúcha não tem fronteiras...

Tudo é mato, tudo é grama, tudo é chão.

Colocar divisas, é coisa de homem estudado,

o matuto não tem disso não...

Vai fazendo amizades, cevando o chimarrão,

e quando se apercebe, acende o fogo de chão.

Sou Anita Garibaldi, nascida em outro Rincão,

filha de gaúcho e catarina, de oito filhos

que nem tomam chimarrão!!!

Ironia...

Somente eu nasci nas terras de cá.

Mas enquanto todos eles trabalham,

"eta terra boa de se plantar!"

Me vingo, aproveito pra dançar.

Empresto a frase:

"O sul é meu pais", ninguém há de negar

Uso o vestido de prenda,

bombacha e o chiripá.

Só não me atrevo a cantar,

esse é o dom do meu peão,

que nascido no Rio Grande,

foi criado no Paraná.

Certamente porque tinha que me encontrar...

Emprestou o documento,

na hora de nos casar.

Mas então, se tudo que era dele,

passa a ser meu...

Logo também sou gaúcha,

só nasci nas bandas de cá!!!

Como vantagem moro nos CTGs

Onde se mateia a saudade,

De um tempo que nem se viveu.

De um Rio Grande que nem conheceu!!!

Então se me permitem os mais velhos,

Sou gaúcha... Graças a Deus!


Fonte! Este é um dos poemas de Railda Masson, publicado no seu sítio "Railda - Obrigado por Existir". Abra as porteiras clicando em:  http://www.railda.recantodasletras.com.br/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário