quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Coluna De Galpão em Galpão Jornal de Alvorada - 13.11.12

O TRADICIONALISMO FESTEJA EM NOSSA CIDADE

Bueno!  Na noite do dia 03 de novembro, o CTG Amaranto Pereira, fundado no dia 03 de novembro de 1993, comemorou com um baita fandango, o aniversário de 19 anos de fundação, com a animação do Grupo Querência Missioneira. Como já é de praxe, este é um evento de primeira, pois já é tradicional o sucesso do fandango de aniversário. E no último dia 07 de novembro, o galpão de eventos fez aniversário, quando comemoramos os seus 16 anos de inauguração.

E dentro do cronograma dos festejos dos 24 anos de fundação do CTG Amanhecer na Querência (fundado no dia 19 de novembro de 1988), no último final de semana esteve de festa. Foi o maior evento artístico e cultural da cidade (fora os festejos farroupilhas que na ótica do colunista ficam em primeiro lugar), onde o CTG realizou a 20ª edição do Festival Artístico e Cultural Guri. Foram três dias de muita cultura tradicionalista apresentada por jovens e adultos nas mais diversas modalidades artísticas, culturais e esportivas. Mas os festejos continuam, pois no dia 17 – sábado, será realizado o grande baile de aniversário, que será animado pelo Grupo Oh de Casa e Dionisio Costa.

         A terceira entidade que aniversaria em novembro é o CTG dos trovadores – o Bento Gonçalves da Silva, que foi fundado em 21 de novembro de 1992, onde o seu primeiro patrão foi um trovador (Sócrates Carvalho). O CTG teve mais um patrão trovador posteriormente, o João Dinarte. E para comemorar os seus 20 anos de fundação, teremos o grande baile de aniversário do CTG no dia 24 de novembro, que será animado pelo Grupo Querência Missioneira.
         Às três entidades tradicionalistas, localizadas nos “jardins”, desejamos muita tradição e muita cultura tradicionalista em seus galpões e suas comunidades (Jardim Algarve, Jardim Alvorada e Jardim Americana) e imediações.

IMPORTANTE EVENTO CULTURAL

         Bueno! A patronagem e o Departamento Cultural do CTG Sentinelas do Pago programou para o dia 19 de novembro, uma importante palestra sobre o Concurso de Prendas e Peões. Contatos pelo fone (51) 8545-0180. Aos participantes será fornecido certificado de participação. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 216, no bairro Maria Regina.

FINALÍSSIMA DO ENART

         Bueno! Tudo se afunila e termina com um grande campeão em cada modalidade. O maior evento amador artístico e cultural da América do Sul (segundo o ONU), vai ser realizado neste final de semana, na cidade de Santa Cruz do Sul. 

         Houve um época que os alvoradenses apenas ouviam falar do evento. Na segunda-feira, após o evento que encerrava no domingo, se ficava sabendo quem era o grande campeão nas danças tradicionais e nas demais modalidades artísticas, culturais. 

         Um dos primeiros CTGs locais a se arriscar com a invernada adulta  nas fases preliminares foi o CTG Chilena de Prata. Mas, com o surgimento da “Força B”, vários CTGs locais investem e encaram o evento, tanto é que o CTG Chilena de Prata foi o primeiro grande campeão da primeira edição da “Força B” em 2009. Também já desfilaram no evento, o CTG Amaranto Pereira e CTG Bento Gonçalves. Mas não podemos esquecer também que os nossos CTGs investem nas modalidades individuais, como trova, declamação, causo, entre outros.

         E para quem não puder ver de perto o evento, basta ver da sala do rancho, pela TV Tradiçao, que vai transmitir desde a sexta-feira, dia 16. A novidade será a transmissão via TV COM, a transmissão será a partir do meio-dia do domingo, dia 18.

         E aos nossos representantes, desejamos que levem primeiramente o seu talento para os palcos de Santa Cruz do Sul, pensando em competir, pois ganhar poderá ser consequência. Levem a bandeira branca da nossa cidade, pois é uma das mais bonitas do nosso Estado. E levem a torcida de toda a comunidade tradicionalista local e boa sorte.


Valdemar Engroff
Telefone de casa: 3443.4125 – à noite 
Celular: 9966.5164

Nenhum comentário:

Postar um comentário