quinta-feira, 10 de maio de 2012

Cartógrafo e Matemático


É bem provável que o dia da matemática seja em função da do cartógrafo ou vice versa, porque ninguém mais do que um cartógrafo, dês de idos tempos, utiliza tanto a mais exta das ciências.

Imaginem como sem a matemática os cartógrafos descortinariam, desenhando o mundo, a latitude de seus continentes, rios, montanhas, vales, mares, florestas em suas descobertas? Marcopolo se não era cartógrafo, tinha um a bordo e Américo Vespúcio, Colombo, Cabral, da mesma fora.

Quando vejo um mapa dos anos 1.000 a 1.900, me impressiono com a precisão dos traçados que na atualidade os GPSs confirmam, isso realmente é algo notável. Logo homenagear a matemática e o cartógrafo no mesmo dia não é uma discrepância, o quera tinha que ser bom nos números para riscar a geografia terrena.

Pesquisando mais a fundo sobre o tema, fui saber que nada tem haver minhas suspeitas, do porque o dia da matemática e do cartógrafo é o mesmo, então reparo a falácia e confirmo que o Dia do Cartografo é em função de que em 1500, no dia 6 de maio, foi despachado para a Corte em Lisboa, junto com a carta de Pero Vaz de Caminha, o documento com a determinação da latitude da Baia de Cabrália, decifrada pelo Mestre João, astrônomo da frota de Pedro Álvares Cabral.

Já o Dia Nacional da Matemática, foi definido por lei em 2004, pelo projeto da professora deputada – Raquel Teixeira, para homenagear o também professor e escritor Júlio Cezar de Mello e Souza, mais conhecido por Malba Tahan, intelectual carioca, nascido no dia 6 de maio de 1895, que inovou no ensino da nobre matéria.

De foram que assim fica esclarecido as razões dessa coincidência e concluo reverenciando os matemáticos e os cartógrafos, em gratidão ao que promoveram no desenvolvimento humano em todas as atividades, pois se vamos a algum lugar é porque já temos um mapa e esse só foi feito, porque temos a matemática.

Depois de medirem e mapearem os mares, a terra, eles matemáticos e cartógrafos estão de olho no céu, com os astrônomos, buscando saídas para o infinito, e bem certo como aqui aportaram os EUROPEUS, um dia os terráqueos chegarão em outros planetas.

Para pensar: Quem não sabe a distância e o que existe entre dois pontos, não chega a lugar nenhum.

Obs. Esta matéria também está na internet nas páginas:
http://www.tarca.com.br/;
http://www.buenas.com.br/;
http://www.cybergalpao.com.br/;
http://www.chasquepampeano.com.br/;  

 http://www.jornalabcreporter.com.br/;  
www.ctgraizesdosul.com.br/chasquito;
http://www.ocariucho.com.br/;
http://www.conjuntomusicalospampeiros.blogspot.com/;   http://www.sitiodogauchotaura.blogspot.com/;
 

CONTATE conosco > fones (51) 3499.2439 / 3499.2473 - Endereço: Rua Dona Martha, 424 CEP: 92.990-000 / Eldorado do Sul / RS - BR / E-mail > tarca@tarca.com.br; http://www.tarca.com.br/.

Fonte! Coluna Regionalismo nº 500, por Dorotéo Fagundes de Abreu, do dia 08 de maio de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário