terça-feira, 18 de outubro de 2011

Sapucaia do Sul foi palco da cultura gaúcha neste final de semana

Mais uma vez Sapucaia do Sul foi celeiro da cultura tradicionalista. Neste final de semana, nas dependências do Ginásio Kurashiki, aconteceu o 28º Mi Maior de Gavetão e a 13ª Pajada Jayme Caetano Braun, reunindo trovadores de todo o Rio Grande do Sul. As competições iniciaram no sábado e encerraram no domingo, reuniram 54 trovadores e contaram com um público de mais de 600 pessoas.
Já passavam das 20 horas de domingo quando iniciou as finais que, neste ano, consagrou Campeão do Mi Maior de Gavetão o trovador Jadir Oliveira, que levou para casa o troféu Gildo de Freitas. Em segundo lugar ficou José Estivalet, outro nome consagrado no festival. (Veja quadro completo dos vencedores em Box).
De Passo Fundo, o trovador Luiz Carlos Araújo, que participa anualmente do festival elogiou muito a edição deste ano. “A Organização está de parabéns, por organizar um evento deste nível, com competidores de gabarito e que vêm de diferentes partes do Estado”.

A organização também foi destacada pela família de Miguel Soares, de Sapucaia. O comerciante foi com os filhos e a esposa assistir o festival e gostou muito da organização e da qualidade dos trovadores. “Já assisti outras edições, mas este ano a competição está sensacional, falou Miguel, que não escondeu sua torcida pelo sapucaiense Ventania, que ficou em quarto lugar na Trova Estilo Gildo de Freitas.

Para o prefeito Vilmar Ballin, o Mi Maior de Gavetão e a Pajada Jayme Caetano Braun, são eventos que caracterizam o município de Sapucaia do Sul, como um município que cultua as raízes e a tradição riograndense. “Temos essa característica. Nosso povo participa em peso de todos os eventos que realizamos que tenham esta marca de resgate da história do nosso Rio Grande”, disse Ballin fazendo referência às atrações da Semana Farroupilha e à Guyanuba da Canção Nativa.

Manhã de domingo contou com finalistas da Trova do Martelo

Um delicioso café da manhã integrou trovadores e organização do 28° Mi Maior de Gavetão e 13ª Pajada Jayme Caetano Braun no Galpão Crioulo do Ginásio Kurashiki, na manhã deste domingo, dia 16. A confraternização, que contou com a presença do prefeito Vilmar Ballin e da Primeira-dama Sonia Ballin, marcou o início do segundo dia do festival de trova de Sapucaia do Sul.

Após o café reforçado, os trovadores já estavam prontos para mostrar todo o seu talento. Doze duplas se enfrentaram na manhã de domingo, na continuação da modalidade Trova do Martelo. Destas, apenas seis foram selecionadas pelo corpo de jurados para seguir com as apresentações até sobrarem apenas quatro.

Além da apresentação dos trovadores, sempre com acompanhamento do músico Paulo Duzac, a manhã contou com apresentações musicais que embalaram o público. Uma delas veio de Pelotas. O trovador Teixeirinha, mostrou toda sua versatilidade apresentando a Canção do Milho, que arrancou muitos aplausos e risadas de toda a plateia. Já a dupla Zequinha e Mano Silva, também improvisaram e tocaram algumas de suas canções, enquanto o júri do festival fazia o seu árduo trabalho.

Uma das cenas mais bonitas do festival, foi o encontro de gerações no palco do Mi Maior. Teixeirinha, de Pelotas e o jovem Idalgo Rodrigues, de Caxias do Sul, dividiram o palco e provaram que o culto as tradições gaúchas não tem fronteiras, muito menos idade.

Veja os grandes vencedores:

Trova dos Potrilhos
Vencedora (Troféu Jonathan Pinheiro): Lilian Amaral

Pajada Jayme Caetano Braun
1º lugar (Troféu Ruína Missioneira): Jadir Oliveira
2º lugar (Troféu Galo de Rinha): José Estivalet

Trova Estilo Gildo de Freitas
1º lugar (Troféu Mário Bandeira): Jadir Filho
2º lugar (Troféu Mário Bandeira): Nelson Ramos
3º lugar (Troféu Mário Bandeira): João Benito
4º lugar (Troféu Mário Bandeira): Ventania

Trova do Martelo
1º lugar (Troféu Luiz Müller): Adão Bernardes
2º lugar (Troféu Luiz Müller): Flávio Costa
3º lugar (Troféu Luiz Müller): Luiz Carlos dos Santos Araújo
4º lugar (Troféu Luiz Müller): João Barros

Trova Campeira
1º lugar (Troféu Gildo de Freitas): Jadir Oliveira
2º lugar ( Troféu Gildo de Freitas): José Estivalet
3º lugar (Troféu Gildo de Freitas): Leôncio Amaral
4º lugar (Troféu Gildo de Freitas): Miguelzinho


Fonte! Chasque publicado no sítio da Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul (RS) no dia 17 de outubro de 2011. Abra as cancelas clicando em http://www.sapucaiadosul.rs.gov.br/noticias/2011/10/17-10-2011_07.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário